Igreja Nossa Senhora do Brasil – Uma ritualidade autêntica e significativa – 2ª Parte

Uma ritualidade autêntica e significativa – 2ª Parte

Home / Evangelização / Uma ritualidade autêntica e significativa – 2ª Parte

Uma ritualidade autêntica e significativa – 2ª Parte

2º- Ao iniciar o dia, cumprimentamos as pessoas conhecidas que encontramos dizendo: bom dia! ou, também, com o aperto de mãos. Elas são ações formalizadas, às quais se ligam os significados comumente conhecidos.

Numa determinada sociedade o rito permite assumir atitudes reconhecidas e idôneas a cada circunstância concreta. Assim, numa festa de casamento já se sabe o que se deve fazer: presente de núpcias da parte dos convidados à festa; telegrama de felicitações daqueles que receberam a participação … . O mesmo na ocasião de um falecimento: condolências aos parentes íntimos, coroa de flores, anúncio nos jornais, presença ao funeral.

O rito permite encontrar a forma adequada naquelas situações nas quais a emoção tem necessidade de ser controlada e expressa de uma maneira que todos possam entender, sem a necessidade de se explicar o significado. O rito, composto da palavra e do símbolo, é expressão do ser humano. O nascimento, a morte, o matrimônio, a festa, tudo pode ser, e normalmente é, vivido ritualmente. As diversidades de ritos são sinais da diversidade de culturas: modo diverso de interpretar o próprio ser humano.

Funções sociais são expressas pela ritualidade.