Igreja Nossa Senhora do Brasil – A Liturgia da Palavra: Para um diálogo consciente com Deus que fala – 11ª Parte

A Liturgia da Palavra: Para um diálogo consciente com Deus que fala – 11ª Parte

Home / Evangelização / A Liturgia da Palavra: Para um diálogo consciente com Deus que fala – 11ª Parte

A Liturgia da Palavra: Para um diálogo consciente com Deus que fala – 11ª Parte

11º. A obrigação principal de quem preside a Liturgia da Palavra é de assegurar que a palavra de Deus seja proclamada no devido modo e de ajudar aos presentes a acolher com fé aquilo que Deus quer lhes dizer, encarnando-a na vida. Com tal objetivo, ele pode dirigir à  assembleia oportunas admoestações à palavra a ser ouvida, também com a ajuda de comentadores. A homilia é esse principal momento. Cf. OLM 38 a 43.

A relação fiel da homilia com as leituras bí­blicas, no contexto da celebração, é confirmada pelo Vaticano II, (cf. SC 52), reforçada nos livros litúrgicos (IGMR 55 e 65; OLM 24-25. 41) e requerida pelos próprios fiéis.

O presidente da celebração e o grupo litúrgico deverão procurar oferecer aos fiéis o auxílio apropriado para a compreensão dos textos bí­blicos. Para isso, poderão ser úteis as admoestações antes das leituras e também, a preparação da homilia com o grupo litúrgico ou outro condizente.

Em suma, em que consistem essas introduções às leituras? Elas visam ajudar os fiéis a acolher “religiosamente a Palavra de Deus” (DV 1), comunicando o quanto ela é valiosa e útil. Ás vezes se informa sobre a situação histórico-literária de um trecho profético ou de um fato evangélico ou se explica uma expressão desconhecida para a nossa cultura, porém relevante para a compreensão da mensagem bí­blica; outra vez se chama atenção para o motivo que levou o apóstolo a fazer tal exortação ou enunciar uma verdade de fé. O convite a escutar o texto que será lido como palavra que Deus diz, aqui e agora, nunca seja genérico, mas sempre relativo à  leitura. Não convém antecipar, de forma catequética, aquilo que as leituras dizem a propósito das verdades de fé e das normas de praticar. Tudo isso deve culminar na homilia, momento de interpretar a palavra de Deus ouvida no hoje existencial, a fim de ser acolhida na vida de cada fiel participante.

Obviamente não se pode dizer tudo numa Liturgia da Palavra. O presidente e os seus colaboradores selecionarão aquelas informações que consideram oportunas comunicar aos fiéis para ajudá-los a compreender os textos bí­blicos e atualizá-los. O ideal seria fazer toda essa preparação com a participação do grupo litúrgico.

A homilia e outras intervenções para ajudar os fiéis a compreender as leituras bí­blicas palavra de Deus dirigida a eles.