Igreja Nossa Senhora do Brasil – A Liturgia da Palavra: Para um diálogo consciente com Deus que fala – 2º Parte

A Liturgia da Palavra: Para um diálogo consciente com Deus que fala – 2º Parte

Home / Evangelização / A Liturgia da Palavra: Para um diálogo consciente com Deus que fala – 2º Parte

A Liturgia da Palavra: Para um diálogo consciente com Deus que fala – 2º Parte

a) A Bíblia, lida na assembleia litúrgica, deve tornar-se a palavra que Deus diz hoje à sua Igreja.

2º. Deve-se cuidar ao máximo para que cada Liturgia da Palavra celebrada nas assembleias realize o objetivo de tornar perceptível e compreensível as mensagens contidas nos textos bíblicos lidos, conduzindo os fiéis a acolhê-los como significativos para a vida deles e em relação com a ação sacramental que segue. Isto não se obtém sempre em grau máximo, dado que os textos bíblicos nem sempre são acessíveis à nossa cultura e à nossa história; como também, o necessário trabalho de interpretação e atualização, às vezes, não é feito com adequado empenho de quem o deve fazer, ou não é seguido com a devida atenção.

No obstante as numerosas dificuldades para se alcançar o objetivo da Liturgia da Palavra, nós acreditamos que o Espírito Santo, agindo na inteira ação litúrgica, “sugere ao coração de cada um tudo aquilo que, na proclamação da palavra de Deus, foi dito para toda a comunidade dos fiéis” OLM 9.

O Espírito Santo favorece também o florescer dos carismas e o exercício dos ministérios. Eles permitem que a Liturgia da Palavra, quando é celebrada com a devida atenção e fé, realize o diálogo entre “Deus que fala a seu povo… e o povo responde a Deus, ora com cânticos ora com orações” SC 33.

O Espírito Santo possibilita que, Deus Pai fale aos presentes, em cada Liturgia da Palavra bem conduzida e celebrada.