Igreja Nossa Senhora do Brasil – A Liturgia da Palavra: Para um diálogo consciente com Deus que fala – 6ª Parte

A Liturgia da Palavra: Para um diálogo consciente com Deus que fala – 6ª Parte

Home / Evangelização / A Liturgia da Palavra: Para um diálogo consciente com Deus que fala – 6ª Parte

A Liturgia da Palavra: Para um diálogo consciente com Deus que fala – 6ª Parte

b) Estrutura e funcionamento da Liturgia da Palavra

6º.Os elementos da Liturgia da Palavra e os ritos que lhe dizem respeito estão pormenorizadamente descritos nos números de 11 a 30 do Ordo das Leituras da Missa (OLM) e também, de maneira mais sucinta, os números 55 a 71 da Instrução Geral sobre o Missal Romano (IGMR). Nos outros ritos sacramentais e em outras celebrações, tais elementos são em geral mais simples e menos articulados, porém a estrutura é semelhante. Por isso, o que é dito a propósito da Liturgia da Palavra da Missa, vale também para os outros Sacramentos.

Convém observar que há elementos de proclamação ministerial e respostas da assembleia, intercalados de tal modo a fazer da Liturgia da Palavra uma forte expressão de diálogo. Nela prevalece a escuta, mas é um escutar que solicita um assentir, um agradecer, um orar e portanto, comporta compreender, atualizar e aplicar à vida.

Por conseguinte, não é suficiente cuidar do bom desenvolvimento ritual da Liturgia da Palavra. É preciso assegurar aquelas percepções que favorecem o diálogo interior, entre Deus que fala e os fiéis que escutam e respondem. Todavia, num primeiro momento, a fiel execução ritual é a condição indispensável para que possa haver os sucessivos efeitos de interpretação e correspondência.

Pode-se exemplificar deste modo:

Proposta ministerial                                           Resposta da assembleia

1ª leitura: Palavra do Senhor                            Graças a Deus.

Salmo Responsorial                                            Refrão.

2ª leitura:   Palavra do Senhor                         Graças a Deus.

Aclamação ao Evangelho:  Aleluia                   Aleluia.

Evangelho: O Senhor esteja convosco            Ele está no meio de nós.

Proclamação do Evangelho         Glória a vós, Senhor.

Palavra da Salvação                      Glória a vós, Senhor.

A cada proposta ritual corresponde uma resposta ritual: o próprio rito se torna sinal de um diálogo.