Igreja Nossa Senhora do Brasil – A liturgia eucarística – 11ª parte

A liturgia eucarística – 11ª parte

Home / Evangelização / A liturgia eucarística – 11ª parte

A liturgia eucarística – 11ª parte

11º.  Com sensibilidade e oportunidade pastoral, o grupo litúrgico pode encontrar no âmbito da celebração possibilidades de despertar a atenção dos fiéis para a grande riqueza das Orações eucarísticas.

Uma ótima oportunidade é quando as leituras bíblicas acenam para temas e motivos próprios dessa Oração. A homilia seria esse momento, integrando Palavra e Eucaristia. A própria homilia, uma ou duas vezes ao ano, poderia se dedicar, inteiramente, à sua reflexão em dimensão litúrgico-espiritual.

O missal sugere o espaço antes do Prefácio como prática normal: “o sacerdote pode, com brevíssimas palavras, introduzir a Oração eucarística, antes do Prefácio, nunca, porém, dentro da própria Oração”(IGMR 31). Para maior segurança, seria melhor a leitura de um texto bem preparado e breve, no qual se acena a um tema emerso na liturgia da palavra e que favorece os fiéis a seguir interiormente a Oração.

Percepções e sugestões para favorecer a participação consciente na Oração eucarística.