Igreja Nossa Senhora do Brasil – A liturgia eucarística – 6ª parte

A liturgia eucarística – 6ª parte

Home / Evangelização / A liturgia eucarística – 6ª parte

A liturgia eucarística – 6ª parte

6º.A participação visual, como uma atitude interior de oferta a Deus, já é por si bastante eloquente. Entretanto, a tradição enfatizou este momento ritual, que comporta um solene andar processional, com um canto semelhante àquele da entrada e da comunhão. Normalmente, os cânticos usados falam dos dons do pão e do vinho em termos de ofertas, símbolos da oblação de Cristo e da Igreja.

Também, neste momento, pode haver um “moteto”, música instrumental ou coral. É bom não sobrecarregar este momento ritual. Ele deve conservar o seu aspecto de preparação, na expectativa da Oração eucarística, para a qual deve estar voltada a atenção e a participação da assembleia.

Possibilidade de um canto de oferta, que não prejudique o aspecto de preparação.