Igreja Nossa Senhora do Brasil – A missa no ano litúrgico – 10ª parte

A missa no ano litúrgico – 10ª parte

Home / Evangelização / A missa no ano litúrgico – 10ª parte

A missa no ano litúrgico – 10ª parte

10º. A festa do Santo Padroeiro pode ajudar a comunidade local a tomar maior consciência da própria identidade, compreendendo-se como comunidade eclesial reconhecível também pelo Santo ou Santa ao qual faz especial referência.

O grupo litúrgico preparará e conduzirá a animação das assembleias eucarísticas, valorizando as leituras bíblicas e propondo cânticos oportunos. Também se interessará pela eventual procissão, fazendo com  que seja uma orante manifestação coletiva. Ela deverá expressar o povo de Deus em peregrinação que, em sua vida, segue modelos propostos pela Igreja (os Santos), entre os quais  seu Padroeiro ou sua  Padroeira.

Com discrição, o grupo litúrgico convencerá a equipe responsável pelos festejos a organizar as manifestações externas, segundo as tradições locais, discernindo e valorizando aquelas que contribuem para a formação cristã. O dinheiro ofertado pela população encontre também um destino beneficente, do qual os fiéis sejam informados.

A festa do Padroeiro/a e a identidade da comunidade.