Igreja Nossa Senhora do Brasil – A missa no ano litúrgico – 1ª parte

A missa no ano litúrgico – 1ª parte

Home / Evangelização / A missa no ano litúrgico – 1ª parte

A missa no ano litúrgico – 1ª parte

1ª. A missa dominical e festiva, como também a semanal, nunca está dissociada do tempo: a sua liturgia está caracterizada pela inserção naquele grande quadro celebrativo que é o Ano Litúrgico. Este fato influi sobre o formulário litúrgico de cada missa: os textos bíblicos, as orações, os cânticos. Os diversos tempos do Ano Litúrgico têm, também, uma implicação sobre o próprio ambiente celebrativo: as cores usadas, os adornos, a música.

O grupo litúrgico deve prestar atenção à variação do tempo litúrgico. Ele deve inspirar as iniciativas relacionadas à assembleia, de modo a exprimir pelo ambiente e cânticos adequados, o “espírito” próprio de cada período. Para esta programação deve-se evitar introduzir qualquer proposta pastoral sem critério litúrgico.

As iniciativas litúrgico-pastorais ao longo do Ano Litúrgico.