Igreja Nossa Senhora do Brasil – Acolher para Celebrar assembleia e rito acolhedores, numa igreja aconchegante – 4ª Parte

Home / Evangelização / palavras / Liturgia em Pauta / Acolher para Celebrar assembleia e rito acolhedores, numa igreja aconchegante – 4ª Parte

4º. Uma iluminação apropriada e uma sonorização adequada concorrem muito para tornar a ação litúrgica participativa e agradável. A liturgia não é espetáculo. Porém, deve levar em conta as exigências ambientais de uma ação na qual todos os presentes tomam parte, ainda que de maneiras diversas.

As técnicas de iluminação indireta são hoje muito desenvolvidas e não será difícil fazer um estudo para encontrar aquela mais indicada ao espaço da nossa igreja. À iluminação normal, pode-se acrescentar uma para os dias festivos, porém, sem exagero.

A sonorização é um problema mais delicado. Ela merece toda atenção, estudo e investimento. Ela influencia bastante a celebração, pois dela depende muito a boa participação. Pela sua importância, o som e os microfones exigem rotineira verificação da sua audição nos vários ambientes da igreja.

Cuidar bem da iluminação e do som. Eles são essenciais para tornar a igreja acolhedora.