Igreja Nossa Senhora do Brasil – Acolher para Celebrar assembleia e rito acolhedores, numa igreja aconchegante – 5ª Parte

Home / Evangelização / Acolher para Celebrar assembleia e rito acolhedores, numa igreja aconchegante – 5ª Parte

5º. A ornamentação também é importante para tornar uma casa agradável e simpática. As flores, as toalhas, os enfeites criam clima de bem estar. Hoje em dia, normalmente, o gosto tende para uma sobriedade elegante.

A propósito, como está a nossa igreja? O altar está sempre preparado como uma mesa posta? Ou coberto adequadamente após a missa? As cores litúrgicas no ambão, no véu do sacrário e nos paramentos são usadas para identificar a memória, a festa ou a solenidade do dia? E os demais elementos da decoração procuram se ajustar ao tempo litúrgico e ocasiões especiais?  E os murais para afixar os avisos e cartazes são atualizados com freqüência? Qualquer sinal de desleixo, por mais insignificante, interfere na ambientação acolhedora. Em alguns lugares é possível constituir uma equipe de fiéis que se ocupe da limpeza, da ordem e da ornamentação da igreja.

Asseio, ordem, limpeza e ornamentação.