Igreja Nossa Senhora do Brasil – Festa da Divina Misericórdia

Festa da Divina Misericórdia

Divina Misericórdia

Por Elizabeth Nogueira

Neste domingo, a Igreja celebra a festa da Divina Misericórdia, instituída em 2000 pelo então Papa João Paulo II. A devoção tem origem polonesa e está atribuída à divulgação de Santa Faustina Kowalska que relatou, em um extenso diário, instruções que teria recebido de Jesus, por meio de aparições.

A palavra misericórdia tem origem no latim – miseratio (compaixão) e cordis (coração). Jesus teria ensinado a Irmã Faustina Kowalska os aspectos essenciais da confiança e misericórdia em relação ao próximo, e revelado maneiras de vivenciar a devoção, isto é, nossa dedicação em servir para que se faça cumprir as promessas do próprio Cristo.

Nessas revelações, ocorridas entre os anos de 1931 e 1938, o Senhor falou sobre importantes formas devocionais à Divina Misericórdia: o terço, a novena, a hora de oração, a imagem da Divina Misericórdia e uma celebração litúrgica. O segundo domingo de Páscoa passou a ser chamado ‘Domingo da Divina Misericórdia’ para que lembremos de entregar nossa vida a Jesus, tornando-os instrumentos de Sua Divina Misericórdia.

Divina Misericordia

Trecho do diário de Santa Faustina

“…às três horas da tarde, implora à Minha misericórdia especialmente pelos pecadores e, ao menos por um breve tempo, reflete sobre a Minha Paixão, especialmente sobre o abandono em que Me encontrei no momento da agonia. Esta é a Hora de grande misericórdia para o Mundo inteiro. Permitirei que penetres na Minha tristeza mortal. Nessa hora nada negarei à alma que Me pedir pela Minha Paixão…” (Diário, 1320).