Igreja Nossa Senhora do Brasil – O rico e Lázaro (Lc 16,19-31) – 01 de março

O rico e Lázaro (Lc 16,19-31) – 01 de março

Home / Evangelização / O rico e Lázaro (Lc 16,19-31) – 01 de março

O rico e Lázaro (Lc 16,19-31) – 01 de março

Esta parábola não visa tratar sobre caridade e falta de caridade. Não diz que o rico negava esmolas a Lázaro. Jesus quer chamar a atenção não para a necessidade de amarmos ao próximo, mas para a importância das situações. A riqueza honesta não é má nem condenável, assim como a pobreza não é garantia de salvação. Mas ambas suscitam atitudes éticas que podem facilitar ou dificultar a procura de Deus. Alguém pode ser rico e ter um coração de pobre, cultivando o desapego, a humildade, a caridade, como alguém pode ser pobre, mas ter um coração de rico, sem caridade nem humildade. Não nos faltam os fatos, acontecimentos, coisas em cada dia, que são objetos de santificação. A fé descobre neles os sinais de Deus a respeito do sentido desta vida.