Igreja Nossa Senhora do Brasil – Oração e canto na liturgia – 5ª Parte

Oração e canto na liturgia – 5ª Parte

Home / Evangelização / Oração e canto na liturgia – 5ª Parte

Oração e canto na liturgia – 5ª Parte

5º. Para uma boa percepção e educação da oração cristã, em vista também de propor à  assembleia preces adequadas para a “oração dos fiéis”, o grupo litúrgico deve estar atento ao modo de rezar dos orantes da Bí­blia, especialmente aos salmos e aos temas das orações do Missal. Certamente, trata-se de orações segundo as situações da comunidade que formula, mas sempre iluminadas pela fé acolhida da palavra de Deus.

Entre as fórmulas do patrimônio litúrgico da Igreja, herdeira da tradição orante da Sinagoga, têm particular relevância as Orações Eucarísticas. Apesar de sua grande variedade de proveniência e de uso, elas têm uma estrutura substancialmente unitária. Uma atenta consideração destas fórmulas de Oração é indispensável para compreender o sentido da Liturgia Eucarí­stica.

A criatividade atual nas orações se educa com atenção à  tradição orante da Igreja.