Igreja Nossa Senhora do Brasil – Participação e colaboração dos fiéis na Liturgia – 4ª parte

Participação e colaboração dos fiéis na Liturgia – 4ª parte

Home / Evangelização / palavras / Liturgia em Pauta / Participação e colaboração dos fiéis na Liturgia – 4ª parte

Participação e colaboração dos fiéis na Liturgia – 4ª parte

4º- “A preparação prática de cada celebração litúrgica, com espírito dócil e diligente, de acordo com o Missal e outros livros litúrgicos, seja feita de comum acordo por todos aqueles a quem diz respeito, seja quanto aos ritos, seja quanto ao aspecto pastoral e musical, sob a direção do reitor da igreja e ouvidos também os fiéis naquilo que diretamente lhes concerne. Contudo, ao sacerdote que preside a celebração fica sempre o direito de dispor sobre aqueles elementos que lhe competem” (I GMR 111).

Portanto, é aconselhável preparar a celebração litúrgica com a presença dos colaboradores de competência e encargos diversos, a fim de que cada um saiba o que deve fazer para agir harmoniosamente em equipe.

É bom que todos os colaboradores estejam presentes também nas reuniões de formação. Este livro pretende oferecer, justamente, noções e métodos para as equipes de liturgia ou celebração dominical da Eucaristia, com o intuito de traduzir-se em ações práticas. É importante que estejam presentes com os outros, no aprendizado comum e no diálogo sucessivo, mesmo aqueles que já pensam saber tudo; o acompanhamento do padre é imprescindível. Desta maneira se forma no grupo aquele sentido de equipe que torna mais harmonioso o trabalho em conjunto, facilitando a compreensão sobre questões discutidas e convergindo para decisões que visam o bem da assembleia, sem destaques subjetivos.

É importante que aquele que dirige as reuniões formativas do grupo litúrgico não proponha só as questões doutrinais e operativas para estudo e discussão, mas pense também em como rezar juntos, antes ou depois das reuniões. Este momento deverá levar o grupo a experimentar aquela comunhão com o Senhor, que é o objetivo próprio de cada celebração litúrgica.

A formação e a compreensão do grupo litúrgico sobre iniciativas práticas.