Igreja Nossa Senhora do Brasil – Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida

Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida

Home / Notícias / Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida

Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida

Aparecida-SPO Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte-SP, recebeu no ultimo sábado 27 de agosto, a tradicional romaria da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Diversas paróquias marcaram presença neste grande encontro de Fé e devoção a Maria Santíssima. Como é de costume, a paróquia de Nossa Senhora do Brasil (Urca) juntamente com a paróquia de Santa Terezinha do Menino Jesus (Rio Sul), partiu em peregrinação ao santuário Saindo da Urca por volta das 22h30min da sexta feira (26/08). Neste ano de 2016, as duas paróquias se uniram em espírito de fraternidade e ocuparam todos os 46 lugares do ônibus. Juntas, as duas paróquias reuniram seus paroquianos entorno desta devoção fortíssima a Nossa Senhora Aparecida e a toda arquidiocese em suas intenções comunitárias.

As duas paróquias contaram com a presença de seus respectivos párocos, monsenhor Antonio Jose de Moraes e o  Pe.Frank Luis Franciscatto.  À medida que a viagem teve início a comunidade reunida em espírito de profunda devoção, participou de breve momento de oração e bênçãos realizadas pelos padres presentes, seguido da recitação do santo terço.

cardeal em AparecidaChegando ao santuário, os fies tiveram um momento para um café da manha e higiene matinal e logo partiram para a programação da arquidiocese de são Sebastião do rio de janeiro no santuário. Reunidos na basílica para a celebração eucarística às 9h, o então cardeal e bispo da arquidiocese do rio Dom Orani João Tempesta em companhia de bispos, padres, religiosos, seminaristas e lideranças pastorais, presidiu a missa com imensa alegria por mais uma vez estar na casa da Mãe Aparecida com a tradicional Romaria, junto de tantos romeiros do Brasil.

Além disso, a Paróquia de Nossa Senhora do Brasil contou com a presença de 10 de seus jovens da pastorjovens em Aparecidaal da juventude nesta peregrinação. Para alguns, foi a primeira experiência de uma romaria. Letícia Leite (21 anos), jovem que esta se preparando para receber os sacramentos da iniciação cristã, o encontro com esta experiência de peregrinação agregou bastante em sua visão de reconhecimento da vasta dimensão da Fé católica e ajudou a se sentir mais integrada ao meio cristão. Outro jovem, Daniel Batista (22 anos), achou a experiência bastante esclarecedora. Ficou surpreso com a piedade popular e religiosidade dos fiéis que percorriam uma grande distância de joelhos rumo ao santuário. A perseverança na Fé foi a principal marca para o jovem, ver todas aquelas pessoas reunidas em torno da devoção significou para ele um momento de grande emoção e também alguma tensão relacionada à entrega das pessoas a Cristo por meio da devoção a Nossa Senhora Aparecida. Nas palavras de Daniel:

“Eu vi o quanto as pessoas estão dispostas a largar tudo em prol da vida clerical, monges, franciscanos. Vi muita gente capaz de fazer muito por Jesus cristo, queria que mais jovens entrassem em contato com esse tipo de vivência que é fundamental para crescer na religião e concentrar-se nela.”

Ônibus - Aparecida