Igreja Nossa Senhora do Brasil – Uma ritualidade autêntica e significativa – 5ª Parte

Uma ritualidade autêntica e significativa – 5ª Parte

Home / Evangelização / Uma ritualidade autêntica e significativa – 5ª Parte

Uma ritualidade autêntica e significativa – 5ª Parte

5º- O elenco de exemplos apresentados acima é um convite a procurar explicar como cada ação litúrgica tem uma correspondente ação humana, referência de sua origem e modelo antropológico-cultural. Esta pesquisa é indispensável, se quisermos restituir às ações rituais cristãs todo o seu esplendor humano e torná-lo lugar e momento de uma verdadeira comunicação ao nível humano.

Esta condição é necessária, mas não basta. Os ritos, para se tornarem significativos, devem conservar a sua própria autenticidade, evidenciando o original sentido humano e evocando aquilo que Deus fez para a salvação do seu povo e ainda hoje o realiza na salvação.

Duas condições devem ser asseguradas por aqueles que se ocupam das liturgias nas comunidades: (1) redescobrir e garantir a autenticidade antropológica e cultural de cada ação ritual; (2) referir esta ação cultural a determinado momento, ou aspecto da iniciativa salvadora de Deus, que está sendo evocado, significado e proposto.

A ação ritual, para evidenciar o seu significado, deve ser antropológica e culturalmente autêntica.