Igreja Nossa Senhora do Brasil – Conversando sobre a missa

Home / Evangelização / palavras / Liturgia em Pauta / Conversando sobre a missa

Conversando sobre a missa

Por Padre Moraes

Um assunto pode ser abordado de várias maneiras :erudita, acadêmica, escolar, etc. O que eu gostaria de propor a você é um diálogo, uma conversa informal, porém fundamentada, sobre a celebração da fé em sua expressão por excelência: a celebração da Eucaristia, a Santa Missa, o sacramento para o qual convergem todos os outros sacramentos e toda a vida da Igreja: “ela é a fonte e o cume de toda a vida da Igreja”.

Ora, o fiel católico tem, de modo geral, consciência disso. Sabe da importância da missa dominical em sua vivência cristã. Mas, então, como se explica a ausência da maioria na celebração eucarística dominical, a santa missa?

Sem dúvida, veem à nossa mente, de imediato, tantas razões apresentadas para subestimá-la e encontrar fácil justificativa. Essas razões são de vários níveis e graus. Vai de “é muito chato”, passa por “não entendo nada” até “não tenho tempo ou preciso fazer isto ou aquilo”, etc.

Para início de conversa, gostaria de sugerir a você, a fim motivar o nosso diálogo virtual, pensar nas razões que geralmente o levam a participar da Missa dominical e quais os impedimentos ou desculpas mais frequentes para não.

Nessa primeira etapa fundamental, não se deve analisar nenhuma razão; não importa se são válidas ou não. Basta fazer o levantamento das reais motivações ou desmotivações.

Voltamos a nos falar em breve. Que Deus o/a abençoe!