Igreja Nossa Senhora do Brasil – Bairro da Urca

Bairro da Urca

Home / Bairro da Urca

O Bairro da Urca

Vista aérea de parte da Urca.

A historia do bairro da Urca se confunde com a da fundação da cidade do Rio de Janeiro. Em primeiro de março de 1565, entrando pela baía de Guanabara, Estácio de Sá e seus companheiros desembarcaram numa praia solitária aos pés de dois morros: o Pão de Açúcar e o Cara de Cão. Imediatamente, visando proteger o litoral contra a invasão dos franceses e seus aliados, instalaram no local uma força militar e deram início à construção de um pequeno arraial, ao qual chamaram de São Sebastião do Rio de Janeiro, em homenagem ao santo que invocavam nas batalhas e ao rei de Portugal.Após quase dois anos de lutas, com o apoio pessoal de Mem de Sá, foi travada, em 20 de janeiro de 1567, a batalha decisiva contra os invasores, na qual Estácio de Sá, atingido por uma flecha, veio a falecer um mês depois.Expulsos os franceses e tamoios da baía de Guanabara, Mem de Sá, devido a problemas de abastecimento e segurança, decidiu procurar um local mais amplo e mais seguro para instalar sua gente. Optou pelo Morro do Castelo e se transferiu para lá ainda em 1567. Após a mudança, o povoado onde Estácio de Sá desembarcara em 1565 passou a ser chamado de Vila Velha , ali permanecendo apenas um pequeno contingente militar para evitar novos e eventuais ataques de franceses e tamoios.Enquanto a cidade se expandia, a partir do Morro do Castelo, a Vila Velha praticamente caiu no esquecimento, destinando-se exclusivamente à defesa da baía de Guanabara.Assim, até quase o final do século IX, não existia bairro no local. As águas da baía de Guanabara batiam diretamente nas rochas que circundavam o penedo da Urca e o Pão de Açúcar. Mas, em 2 de março de 1895, o empresário português Domingos Fernandes Pinto, visualizando a possibilidade de transformar aquele local num bairro elegante e artístico, assinou contrato com a Intendência Municipal (hoje Prefeitura Municipal) para a construção de um cais, ligando a Praia da Saudade à Fortaleza de São João, sem, contudo, concluí-lo.

Em 1921, o engenheiro Oscar de Almeida Gama constituiu a Sociedade Anônima Empresa da Urca, com o objetivo de dar andamento aos contratos para a construção do cais. Entre outros acionistas, destacavam-se Ângelo Ferrari, Eduardo Parisot e Otavio Moreira Penna.

Em 1922, o prefeito Carlos Sampaio, julgando ser importante alargar o acesso à Praia Vermelha, uma vez que lá já funcionavam importantes instituições e escolas públicas, e melhorar a ligação por terra com o Forte de São João, convidou os engenheiros Eduardo Parisot e Oscar de Almeida Gama para apresentar propostas para execução do projeto. O aterro da Urca teve inicio em 1922, após o alargamento e o enrocamento da Av. Pasteur.

A origem do nome ‘’Urca’’ é bem antiga. Num conjunto de cartas do século XVIII, esse topônimo já aparece grafado, referindo-se a um dos morros do complexo do Pão de Açúcar como o penedo da Urca. O mais provável é que o nome “Urca” derive do nome atribuído a uma embarcação –a urca flamenga-, que era utilizada para o transporte de pães de açúcar (cones de açúcar mascavo) entre as áreas produtoras e a região de Flandres, onde se situavam as refinarias européias. O nome deve ter sido evocado pelo formato do morro, semelhante a um casco de urca emborcado, e pela proximidade do Pão de Açúcar. Quando a construção do bairro teve inicio, em 1922, o nome “Urca” já constava, portanto, de documentos datados de dois séculos antes de sua criação.