Igreja Nossa Senhora do Brasil – A Paróquia

A Paróquia

Home / A Paróquia

Igreja

A igreja de Nossa Senhora do Brasil tem estilo neocolonial hispânico. A fachada assimétrica tem uma única torre de base quadrada, à esquerda. A brancura de sua parede é acentuada pelos ornamentos de pó de pedra e realçada pelo contraste com os azulejos da parte inferior com a grande porta arredondada em madeira escura. O acesso à parte superior se dá por dupla escadaria, com um lanço em cada lateral e degraus em mármore branco.

A Nave

altarNa entrada da igreja, ao lado direito, está o batistério, com painel de azulejos ao fundo, representando o batismo de Jesus. A única nave, retangular, é iluminada por vitrais de cores fortes, intercalados com os quadros de azulejos da via sacra.

Os vitrais, repre sentando cenas da história do Brasil e da expansão religiosa do nosso país, registram fatos que atestam a influência da presença e proteção da Virgem Maria, com suas diferentes invocações, na vida do povo brasileiro desde sua origem.

saojoseA capela-mor e o transepto, com altares laterais em cada extremidade dos braços, formam um conjunto único, separado da nave pelo arco cruzeiro, apoiado em pilastras de bases quadradas com capitéis corintios. Os altares são de madeira escura talhada, encerrada como jacarandá e estão circundados por lambris, também de madeira escura.
sagCoracaoNo altar-mor está a imagem de Nossa Senhora do Brasil; na capela da direita, a do Sagrado Coração de Jesus; e na esquerda, a de São José. A imagem de Nossa Senhora do Brasil reproduz, com fidelidade, o aspecto da santa que está em Nápoles, a não ser quanto às fisionomias de Maria e de Jesus.

A rigidez do gesso é reanimada pela delicadeza das dobraduras representadas nos trajes e pela simplicidade na imitação das jóias, copiando as principais características da primitiva imagem da MADONNA DEL BRASILE, de Santo Efrém, que é uma “imagem de roca”, como são chamados os santos de madeira e recobertos de veste de tecidos.

A Cripta de Santa Terezinha

criptaNa parte inferior da igreja está a capela de cripta de Santa Teresinha. É de forma retangular de estrutura acentuadamente reta, cuja severidade é suavizado pelo colorido dos grandes vitrais em arco abatido que a iluminam com suas cores vivas, representando a bela figura da jovem carmelita de Lisieux em aspecto singulares da sua curta vida. O arco que separa o presbitério, terminado em pilastras apenas sugeridas, repete elementos decorativos, também, usados na igreja do pavimento superior.

A beleza do altar, de mármore rosado, transcende o presbitério e transmite sua serenidade a todo o ambiente. De linhas harmoniosas, tem um nicho ovalado que abriga a imagem de Santa Teresinha, ladeado por quatro pequenas colunas com capitéis de bronze. Na entrada da capela, em um grande nicho à esquerda, está a nova imagem de Nossa Senhora do Brasil, que representa uma outra concepção para esta invocação da Virgem Maria. Conserva a mesma posição da antiga imagem enviada para Nápoles pelos frades capuchinhos, mas, marcada pelo estilo barroco, tem características bastante diferentes da tradicional imagem que está no altar-mor da igreja.

A Construção da Igreja

foto2Por iniciativa dos sócios da Sociedade Anônima Empresa da Urca, representada por seu diretor, doutor Oscar de Almeida Gama, foi doado um terreno localizado na Av: Portugal para a construção de uma capela dedicada a Santa Teresinha do Menino Jesus, porque, segundo consta, havia dela conseguido um milagre.

Coincidentemente, nessa época, o Cardeal Dom Joaquim Arcoverde, também desejava construir pelos lados de Botafogo, uma igreja Matriz em honra de Santa Teresinha do Menino Jesus. Como o terreno da Urca era pequeno, determinou, então, o Cardeal que nele se construísse um templo dedicado a Nossa Senhora do Brasil, piedosa invocação da Santíssima Virgem, originada na cidade de Nápoles, e, em terreno comprado ao Asilo Santa Maria, na entrada do Túnel Novo, a Matriz de Santa Teresinha.

Assim, a igreja de Nossa Senhora do Brasil passaria a ser a Matriz da nova paróquia, incluindo os bairros da Urca e da Praia Vermelha. Diante dos fatos apresentados, o doutor Oscar de Almeida Gama aceitou a decisão das autoridades eclesiásticas.

No intuito de satisfazer às determinações da Igreja e ao mesmo tempo contentar o doador, Padre Solano Dantas de Menezes, responsável pelo desenvolvimento do projeto, teve a idéia de mandar construir, no andar inferior ao da nave principal, uma capela, espécie de cripta, dedicada a Santa Teresinha, idéia essa amplamente aceita por todos.

foto4O projeto arquitetônico da igreja é de autoria do arquiteto Frederico Darrigue de Faro Filho. A construção, em estilo neocolonial hispânico, foi planejada em três pavimentos. No andar térreo, conforme previsto, foi projetada uma cripta dedicada a Santa Teresinha e, no segundo pavimento, visível apenas na elevação sobre a Rua Marechal Cantuária, foi construída a residência paroquial.

Em primeiro de janeiro de 1930, foi lançada a pedra fundamental da futura igreja paroquial, sendo, em seguida, celebrada uma missa campal. A primeira missa no interior da igreja foi celebrada às 9 horas do dia de Natal de 1931, na cripta, que, naquela ocasião, já apresentava os requisitos mínimos para a celebração. Em primeiro de dezembro de 1933, inaugurou-se solenemente o altar de Santa Teresinha do Menino Jesus.

A inauguração da igreja ocorreu duas semanas depois, no dia 17 de dezembro de 1933. Finalmente, por decreto do senhor Cardeal Dom Sebastião Leme da Silveira Cintra foi criada, a 8 de setembro de 1934, a paróquia de Nossa Senhora do Brasil.