Igreja Nossa Senhora do Brasil – 8º Encontro – Mandamentos – A segunda tábua: amor e respeito ao próximo

8º Encontro – Mandamentos – A segunda tábua: amor e respeito ao próximo

Home / Evangelização / Aprofundamento da Fé / 8º Encontro – Mandamentos – A segunda tábua: amor e respeito ao próximo

8º Encontro – Mandamentos – A segunda tábua: amor e respeito ao próximo

8º Encontro – A segunda tábua: amor e respeito ao próximo

Jesus, quando interrogado sobre o maior dos mandamentos, acrescenta que o segundo é este: “amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Observa-se que este mandamento de Jesus é a síntese dos outros sete mandamentos.

• 4º Honrar pai e mãe

Deus quis que, depois dele mesmo, honrássemos nossos pais a quem devemos a vida e os primeiros conhecimentos da fé. Este quarto mandamento encabeça a ordem da caridade. O texto do Êxodo está claro: “Honra teu pai e tua mãe para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor te teu Deus te dá”.

• Os filhos

Os filhos, em qualquer idade, têm responsabilidades para com os pais. Enquanto puderem, devem dar-lhes ajuda material e moral, nos anos da velhice, e durante o tempo da doença, de solidão ou de angústia.

• Os pais

O quarto mandamento também inclui os deveres dos pais. Eles devem dar aos filhos uma educação moral e espiritual. Os pais devem considerá-los como verdadeiros filhos de Deus e respeitá-los como pessoas humanas.

Cabe-lhes dar aos filhos um lar onde se experimente a ternura, o perdão, o respeito, a fidelidade e o serviço desinteressado.

Também a educação da fé é tarefa primordial dos pais. A criança que regularmente experimenta a vivência cristã nos três a quatro primeiros anos de vida, será positivamente marcada para o resto da vida. Depois a família deve providenciar a continuidade do crescimento espiritual.

• 5º Não matar

Este mandamento vem em defesa da vida humana, que é sagrada porque desde a sua origem ela encerra a ação criadora de Deus e permanece sempre uma relação especial com o Criador.

Se a Igreja é tão firme na defesa da vida e na proibição de qualquer tipo de assassinato, inclusive em se tratando do aborto e da eutanásia, é porque ela está assentada sobre este Mandamento da Lei de Deus.

Quando a pessoa defende a sua própria vida e a de outros não é culpada de homicídio, mesmo que chegue a matar o agressor.

• O suicídio

Todos sabem que nós somos responsáveis diante de Deus pela vida que Ele nos deu. Somos administradores e não proprietários da vida, que Ele nos confiou.

O suicídio não é apenas um ato grave contra Deus, que nos ama de forma incontestável; é também uma ofensa grave ao amor do próximo, porque rompe injustamente os vínculos de solidariedade com as sociedades familiar, nacional e humana, às quais nos ligam muitas obrigações e sentimentos.

A Igreja também reza por essas almas, porque “Deus pode, por caminhos que só Ele conhece, dar-lhes ocasião de um arrependimento salutar”, conforme está no Catecismo.

• 8º Não levantar falso testemunho

Deus sustenta a verdade porque Ele é fonte de toda a verdade. Jesus nos diz que: A verdade vos libertará. Por isso, para os que se dispõem a viver o cristianismo, só existe um caminho: Seja o vosso sim, sim, e o vosso não, não.

Quando a mentira é emitida publicamente torna-se mais grave, porque, diante de um tribunal, passa a ser falso testemunho e, sob juramento, trata-se de um crime de perjúrio.

Testemunhos falsos podem levar a graves consequências: condenar um inocente ou inocentar um culpado.

Quando a mentira afeta a reputação das pessoas, pode ser o caso de:

• Juízo temerário – quando se admite, sem fundamento suficiente, um defeito moral no próximo.
  • Maledicência – quando se revelam, sem motivos especiais os defeitos e as faltas do outro.
  • Calúnia – quando, através da mentira, se prejudica a reputação do próximo.

Há também ocasiões que se deve guardar absoluto silêncio:

• Sigilo de confissão – que não pode ser traído sob qualquer pretexto.
  • Segredo profissional – que deve ser guardado, de acordo com a profissão.
  • Confidência – que deve ser guardada, como sigilo.

Para responder em grupo:

1. O que a Bíblia afirma sobre a vivência do quarto mandamento?
  2. Por que é tão importante que a criança, na primeira infância, seja sempre levada à missa dominical?
  3. Por que a Igreja é tão insistente na defesa da vida, desde a concepção até a morte?
  4. O que dizer de alguém que atenta contra a própria vida? Há perdão?
  5. Quais os pecados mais sérios contra o oitavo mandamento?