Igreja Nossa Senhora do Brasil – 4º Encontro – Mandamentos – A vocação social do homem

4º Encontro – Mandamentos – A vocação social do homem

Home / Evangelização / Aprofundamento da Fé / 4º Encontro – Mandamentos – A vocação social do homem

4º Encontro – Mandamentos – A vocação social do homem

4º Encontro – A vocação social do homem

Uma sociedade é um conjunto de pessoas ligadas de maneira orgânica por um princípio de unidade que ultrapassa cada uma delas. Assembleia ao mesmo tempo visível e espiritual; uma sociedade perdura no tempo, recolhe o passado e prepara o futuro.

Cada comunidade se define por seu fim e obedece a regras específicas, mas “a pessoa humana é e deve ser o princípio, sujeito e fim de todas as instituições sociais.

• A conversão e a sociedade

O grande desafio dos homens é viver em sociedade e conviver com os outros, num mundo onde muitas vezes não se respeita a hierarquia dos valores e onde é uma constante a inversão dos meios e dos fins.

Para construirmos um mundo em que os homens respeitem o outro e todos os seus direitos, com a prática da justiça social e a fraternidade assumida, só há um caminho: é o da caridade, o maior mandamento social, do verdadeiro amor a Deus a ao próximo.

• A participação na vida social

Toda comunidade humana tem necessidade de uma autoridade que a dirija, para que haja unidade e ordem. Entretanto, a autoridade só é exercida legitimamente se procurar o bem comum do grupo em questão e se, para atingi-lo, empregar meios moralmente lícitos. Porque a autoridade exigida pela ordem moral emana de Deus.

• O que é o bem comum

O bem comum é o conjunto daquelas condições de vida social que permitam aos grupos e a cada um de seus membros atingirem, de maneira mais completa, a própria perfeição. Comporta três elementos essenciais:

• O respeito pela pessoa – o direito de agir segundo a norma da reta consciência, o direito à proteção da vida particular e à justa liberdade, também em matéria religiosa.
  • O bem-estar social e o desenvolvimento do grupo – tornar acessível a cada um aquilo que precisa para levar uma vida digna.
  • A segurança que permita viver em paz – que implica em manter a ordem, evitar a violência, fazer cumprir as leis justas.

• Responsabilidade e participação

Por participação se entende o envolvimento voluntário e generoso da pessoa nas relações sociais.

Conforme o Catecismo, à participação de todos na realização do bem comum implica uma conversão sempre renovada dos parceiros sociais. Por isso, o cristão deve marcar presença na vida social.

É aqui que entra a justiça social, que vem ligada ao bem comum e ao exercício da autoridade. Ela vem assentada sobre três importantes pilares:

• O respeito à pessoa humana – respeitar o cidadão e assegurar seus limites é característica de uma sociedade justa; e o cristão tem ainda um motivo a mais para respeitar o próximo.
  • Igualdade e diferença entre os homens – a igualdade entre os homens diz respeito à sua dignidade pessoal e aos direitos que daí decorrem. A diferença está nos talentos que não são distribuídos de maneira igual; mas esses talentos devem ser desenvolvidos e colocados a serviço de toda a comunidade humana.

• A solidariedade humana – é uma exigência direta da fraternidade humana e cristã. Ela se manifesta na distribuição dos bens e na remuneração do trabalho. Supõe também o esforço em favor de uma ordem social mais justa.

Para responder em grupo:

1. Quando é que a autoridade é exercida legitimamente?
  2. O que se entende por bem comum?
  3. Por que é tão importante participar na promoção do bem comum?
  4. Quais são os três pilares sobre os quais se assenta a justiça social?
  5. Como é que o cristão deve atuar para promover a justiça social?