Igreja Nossa Senhora do Brasil – 6º Encontro – O Sacramento da Penitência e Reconciliação

6º Encontro – O Sacramento da Penitência e Reconciliação

Home / Evangelização / Aprofundamento da Fé / 6º Encontro – O Sacramento da Penitência e Reconciliação

6º Encontro – O Sacramento da Penitência e Reconciliação

Jesus Cristo, médico de nossa alma e de nosso corpo, quis que sua Igreja continuasse, na força do Espírito Santo, sua obra de cura e de salvação junto com seus membros. É essa a finalidade dos dois sacramentos de cura que nós temos na Igreja: o sacramento da Penitência e Reconciliação e o sacramento da Unção dos Enfermos.

• Diversos nomes

Muitos são os nomes dados a este sacramento, em função de que cada nome tenta completar um aspecto da grande manifestação do amor de Deus.

• Confissão – porque a declaração dos pecados ao sacerdote é um elemento essencial desse sacramento
  • Sacramento da conversão – porque a pessoa se reconhece afastada do pecado
  • Sacramento da reconciliação – porque dá ao pecador o amor de Deus que sempre reconcilia
  • Sacramento da penitência – por causa do esforço pessoal e eclesial de conversão, de arrependimento e de satisfação do cristão pecador
  • Sacramento da volta – por causa da volta à graça, ao perdão e ao convívio na Igreja
  • Sacramento do perdão – porque pela absolvição do sacerdote, Deus concede o perdão e a paz

• Um sacramento para os cristãos

Quando alguém ainda não é cristão, buscará o Batismo, que realiza a remissão de todos os pecados e confere a vida nova. O sacramento da Penitência e Reconciliação é reservado exclusivamente para os que já são cristãos.

Este sacramento supõe a fé. Só é capaz de se confessar e se reconciliar com Deus a pessoa que tem uma grande fé e uma enorme confiança em Deus.

• A compreensão do pecado

Para uma pessoa que tem fé, o pecado é antes de tudo uma ofensa a Deus, uma ruptura da comunhão com Ele. Cada vez que o cristão, livre e conscientemente, assume uma atitude contrária aos Mandamentos e ao Evangelho, comete um pecado, já que ele se dá o direito de se contrapor a Deus e contrariar suas leis.

Entretanto, quando se compreende a vida cristã em comunhão na Igreja, percebe-se que todo o pecado é também um atentado à comunidade eclesial.

Por isso, no momento da conversão, é preciso receber o perdão de Deus e a reconciliação com a Igreja, que é expresso e realizado liturgicamente pelo sacramento da Penitência e da Reconciliação. Assim, não é possível apenas “confessar diretamente com Deus”, é necessário a mediação da Igreja.

• O que se espera do penitente

Aquele que deseja o perdão de Deus, antes de mais nada precisa reconhecer-se “pecador”. Se ele acha que não tem pecados, não há porque buscar o perdão.

Por isso, é importante seguir os cinco passos do sacramento:

1. exame de consciência – um olhar para dentro de si para descobrir as falhas e os pecados
  2. arrependimento – reconhecimento do erro e aversão ao pecado cometido
  3. propósito – de se modificar, de mudar o rumo de sua vida
  4. confissão dos pecados – contar para o sacerdote as faltas ou o pecado cometido
  5. satisfação ou penitência – que podem ser atos bem concretos de reparar o mal causado; uma oração; um serviço ao próximo ou uma privação voluntária.

• O ministro da Confissão

Cristo confiou o ministério da Reconciliação aos apóstolos e o fez no próprio dia da Páscoa, quando ressuscitou. Hoje os ministros oficiais desse sacramento são os bispos, sucessores dos apóstolos, juntamente com os sacerdotes, seus colaboradores. Em virtude do sacramento da Ordem, têm o poder de perdoar todos os pecados. Todavia, o perdão dos pecados vem de Deus através do padre.

• Os efeitos deste sacramento

O grande efeito desse sacramento é a reconciliação com Deus, que restitui a dignidade dos bens da vida dos filhos de Deus, entre os quais o mais precioso é a amizade com Deus.

Esse sacramento também nos reconcilia com a Igreja, restaurando a comunhão fraterna e um efeito vivificante sobre a vida da Igreja, que estava sofrendo com o pecado de um de seus membros.

Por fim, o sacramento da Reconciliação recupera a vida da graça, dando ao penitente condições e graças para iniciar uma nova etapa na vida.

Para responder em grupo:

1. Por que podemos dizer que o sacramento da Reconciliação é só para quem já é cristão e tem fé?
  2. O que se entende mesmo por pecado?
  3. Quem perdoa os pecados e através de quem?
  4. Quais são os passos para uma boa confissão?
  5. Quais os efeitos imediatos desse sacramento?