Igreja Nossa Senhora do Brasil – 8º Encontro – Creio na comunhão dos santos

8º Encontro – Creio na comunhão dos santos

Home / Evangelização / Aprofundamento da Fé / 8º Encontro – Creio na comunhão dos santos

8º Encontro – Creio na comunhão dos santos

A Igreja católica é a comunhão de todos os santos, isto é, de todos os que foram santificados pelo mesmo batismo. Isto é a consequência da natureza da Igreja, Corpo de Cristo, necessariamente comunhão entre todos os seus membros. A palavra “comunhão” significa “comum + união”.

• O que se entende por comunhão dos santos?

Quando Jesus morreu por todos, nós fomos santificados. A partir dessa compreensão, o Novo Testamento atribuiu a palavra santos a todos os cristãos.

O cristão não é santo por seus méritos, mas pela obra santificadora de Jesus Cristo e pelo Espírito Santo que habita em nós.

Portanto, quando dizemos “creio na comunhão dos santos”, estamos afirmando crer na comunhão e na íntima unidade que existe, antes de tudo, entre todos os cristãos, santificados por Jesus Cristo e que recebem os mesmos sacramentos, que sempre mais nos santificam.

• A comunhão com os que já morreram

A doutrina católica afirma com muita clareza que, na comunhão dos santos, estão perfeitamente unidos os que vivem na terra, os que estão em fase de purificação (purgatório) e os que já estão no céu, junto de Deus. Os que já estão na glória de Deus, todos eles são santos.

• E os santos canonizados?

A Igreja, a partir de fatos documentados e milagres comprovados, declara que uma pessoa, que viveu e morreu em união com a Igreja, está junto de Deus e pode ser considerada santa. Primeiro é feita a beatificação e depois de mais algum tempo, com mais sinais e milagres, a Igreja celebra a canonização.

Mas a Igreja reconhece também que todos aqueles, que estão definitivamente com Deus, são realmente santos.

Para responder em grupo:

1. O que significa a palavra “comunhão”?
  2. Quem são os santos na compreensão do Novo Testamento?
  3. Quem é que faz parte da comunhão dos Santos?
  4. O que é um santo canonizado?
  5. Existem ainda santos não canonizados?