Igreja Nossa Senhora do Brasil – A liturgia eucarística – 1ª Parte

A liturgia eucarística – 1ª Parte

Sétimo Capítulo
A Liturgia Eucarística

1º. A Missa, sem exclusão, é a celebração mais importante do povo cristão. Ela é uma ação litúrgica muito complexa e que compreende:

1. a assembleia dos fiéis que se reúne com os ministros diante de Deus (Ritos Iniciais);

2. o diálogo com Deus, que fala através das leituras bíblicas e da homilia, e ao qual o povo responde com as orações e aclamações previstas (Liturgia da Palavra);

3. a mesa eucarística, para a qual todos estão convidados a tomar parte (Liturgia Eucarística);

4. a despedida e o envio missionário da assembleia (Ritos Finais).

Cada uma dessas partes é importante e requer uma atenção particular da parte dos responsáveis da liturgia, certos de que “são tão intimamente unidas entre si, que constituem um só ato de culto” IGMR 28; SC 56.

A respeito da constituição da assembleia pelos ritos iniciais e da liturgia da palavra já tratamos anteriormente. Aqui consideraremos a Liturgia Eucarística como ação na qual deve participar toda a assembleia e na qual os vários ministros têm funções específicas.

A articulação da missa e o posto da Liturgia Eucarística.