Igreja Nossa Senhora do Brasil – A Paternidade Espiritual

Home / Evangelização / A Paternidade Espiritual

A Paternidade Espiritual

Querida Família de Nossa Senhora do Brasil,

Toda família fica contente quando seus filhos crescem saudáveis e preparando-se para a vida. Esta é a maior alegria dos pais. As comunidades paroquiais são como células da grande família, a Igreja. Elas são, ou deveriam ser, a família dos cristãos. Nelas encontramos filhos e filhas de todas as idades. Os padres são os pais espirituais dessas famílias, devendo atender a todos com acolhedora solicitude. A missão dessa paternidade espiritual é a de ensinar e apontar as pegadas do mestre aos filhos e filhas, sem distinção. Para exercer essa missão é preciso dedicação e preparo expressivos de amor a Deus. Os padres, como qualquer pessoa, padecem das limitações próprias de todo ser humano. Os seus acertos não são consequências de sua perfeição, mas do dedicado amor que leva à pedagógica descoberta de valores maiores. Sua ação, imbuída de fé, desvela promissor horizonte de esperança no caminho da vida, testemunhado pelo exemplo. É assim que me sinto na comunidade paroquial de Nossa Senhora do Brasil; ela é como uma família, como a minha grande família.

Ao comemorar hoje a grande festa de Nossa Senhora Aparecida, me transporto àquele 12 de outubro de 1974, quando recebi a ordenação sacerdotal. Daí em diante, Deus me fez ministro, por dom de sua graça, do Evangelho de Cristo.

Louvo e agradeço a Deus por tudo, clamando com o salmista: “não a nós, ó Senhor, não a nós, ao vosso nome, porém, seja a glória”, com a bênção de Deus, hoje e sempre. Amém.