Igreja Nossa Senhora do Brasil – A Vaidade

A Vaidade

Vivemos num tempo de grandes conquistas técnicas e científicas. Isto nos dá a sensação de segurança e auto-suficiência. Tomar consciência da fundamental fragilidade e ambigüidade das coisas e da vida é fundamental para uma sábia impostação do sentido da vida.

Esta consciência não deve significar desvalorização ou redução da efetiva capacidade do homem e do mundo. Pelo contrário, ela deve ser um convite a hierarquizar corretamente os vários valores em causa, privilegiando os mais importantes, isto é, os valores que preservam a vida, respeitam o bem comum que, para nós cristãos, coincidem com os valores do Evangelho de Cristo.

Concretamente, trata-se de não idolatrar as coisas, a produção, o sucesso, o poder, como ocorre, infelizmente, no tipo de sociedade em que vivemos. Que, em cada situação, aprendamos a privilegiar sempre o ser humano, ou seja, tudo que o promove, como os valores da justiça, da solidariedade, do amor, da paz e do evangelho de Cristo.