Igreja Nossa Senhora do Brasil – Acolher para Celebrar assembleia e rito acolhedores, numa igreja aconchegante – 3ª Parte

Home / Evangelização / Acolher para Celebrar assembleia e rito acolhedores, numa igreja aconchegante – 3ª Parte

3º. A igreja, lugar litúrgico da celebração, merece atenção especial quanto às suas condições essenciais. É importante verificar, de quando em vez, se ela está bem disposta e bem servida em suas exigências litúrgicas. Passo, agora, à guisa de verificação, a propor alguns pontos que merecem a nossa constante atenção:

– O acesso à igreja está acessível e convidativo? Ao entrar, as pessoas sentem-se direcionadas para o presbitério?

– Os bancos e as cadeiras estão bem apresentados e em ordem? É possível para os fiéis sentar-se comodamente, ou são obrigados a estar de pé? Cf. IGMR 311.

– Os responsáveis pelo canto e pela música estão em lugar adequado à sua função? O órgão e os instrumentos estão isolados ou em contato com os cantores e a assembleia?
Cf. IGMR 312 e 313.

– O presbitério está em boas condições, adequadamente realçado e centralizado em relação aos fiéis? Cf. IGMR 295.

– A cadeira presidencial é sóbria e distinta? Ela está voltada para os fiéis e integrada com os outros componentes do presbitério? Cf. IGMR 310.

– O ambão, Mesa da Palavra, consente uma visão da parte de toda a assembleia e uma relação direta do leitor com os fiéis que o escutam? E sua aparência, é digna da Palavra? Cf. IGMR 309.

– O altar está devidamente situado, visível e de acesso fácil? A sua apresentação inspira respeito e veneração? A credência (mesinha lateral) está perto do altar e comporta bem os objetos necessários para a celebração? Cf. IGMR 296 a 308.

– A conservação da SS. Eucaristia está em lugar adequado ou o melhor possível? Cf. IGMR 314 a 317.

– As imagens sagradas estão devidamente apresentadas à veneração no espaço da igreja? Cf. IGMR 318.

– O lugar da confissão (o confessionário) está apropriado ao diálogo entre confessor e penitente? Permite a imposição das mãos sobre a cabeça do penitente?

– O batistério, qual a sua posição em nossa igreja? Se não permite a participação da assembleia, permanece como lugar símbolo do batismo ou serventia geral?

A igreja, como casa da assembleia e lugar sagrado da celebração e do encontro da comunidade, deve responder e corresponder constantemente às suas exigências.

Verificar a disposição do espaço da celebração, quanto à sua finalidade.