Igreja Nossa Senhora do Brasil – Instituição do Sacerdócio

Instituição do Sacerdócio

Por Padre Moraes

20150402_190515

Na quinta-feira Santa, celebramos a instituição do sacerdócio: quem celebra somos todos nós, tendo o sacerdote como ministro da presença sacramental de Cristo. Depois do banho batismal, fomos ungidos com o óleo do crisma com um bálsamo perfumado e sagrado. Recebemos, com isso, o dom do sacerdócio como forma de ofertar a vida consagrada a Deus, doando as primícias de cada um de nós em nossa vida social como filhos, esposos, profissionais, estudantes.

O sacerdote recebe uma vocação, isto é, um chamado para a missão, o estado de vida como prestador de serviço para a sua família paroquial como sacramento do Bom Pastor. O matrimônio também é um chamado de Deus. Da mesma forma que os casais dizem ‘sim’ ao compromisso de amor e fidelidade um para com o outro, o sacerdote diz ‘sim’ para o compromisso de amor e fidelidade como pai espiritual.

Nesse dia, também celebramos a instituição da Eucaristia. Jesus antecipa o que iria ocorrer no dia seguinte, a partir de sua entrega. Recordamos, nas nossas celebrações, a paixão, morte e ressurreição, não reproduzindo a presença de Jesus numa versão reduzida e estática, mas fazendo parte, para dEle nos alimentarmos e nos associarmos a Ele, nos tornando corpo de Cristo. Como batizados, somos membros desses corpo sacramental da igreja. Tudo o que faço reflete na vida eclesial. Daí, a importância da confissão – após um ato de contrição, de um exame de consciência, pedimos perdão a Deus por aquilo que nos afasta da construção de um corpo santo da igreja.

Um grande desafio para nós está em pensar e tratar o nosso próximo tendo nele a presença de Cristo. Por isso, somos chamados de cristãos. Nossa vida como um todo é um culto espiritual. Que a Eucaristia instituída na quinta-feira Santa nos alimente na caminhada rumo à casa do Pai, apesar das fraquezas, mas nos recompondo cada vez mais, buscando ser iguais a Ele, cada dia de nossa vida. Isso é existencial, desafiador e dinâmico.