Igreja Nossa Senhora do Brasil – Número de católicos no mundo aumentou 12%

Home / Notícias / Número de católicos no mundo aumentou 12%

Número de católicos no mundo aumentou 12%

Informações Rádio Vaticano

Os católicos batizados no mundo passaram de 1,115 a 1,254 bilhões, entre 2005 e 2013, o que representa um aumento de 12%, segundo dados do Anuário Pontifício 2015, divulgado nesta quinta-feira, 16 de abril.

No mesmo período, a população mundial passou de 6,463 a 7,094 bilhões. A percentagem de católicos batizados no mundo, portanto, representa 17,7% da população.

Os percentuais, no entanto, sofrem variações nos diversos continentes. A Europa, por exemplo, com um crescimento populacional tendendo ao declínio nos próximos decênios, observou um leve aumento dos batizados em 2013, totalizando 287 milhões; 6,6 milhões a mais em relação a 2005.

Na realidade africana, por sua vez, os católicos tiveram um incremento de 34%, passando de 153 milhões em 2005 a 206 milhões em 2013. O aumento deve-se, sobretudo, à elevação da presença dos fiéis batizados. Os católicos, que representavam 17,1% da população africana em 2005, oito anos mais tarde passaram a representar quase 19% da população no continente.

Na Oceania, a incidência de católicos batizados por cada cem habitantes permanece estável, não obstante em valores absolutos tenha observado uma leve queda.

O Anuário revela ainda um aumento do apostolado desenvolvido por bispos, sacerdotes, diáconos permanentes, religiosos não sacerdotes, religiosas professas, membros de institutos seculares, missionários leigos e catequistas. Também registrou um aumento do apostolado leigo.