Igreja Nossa Senhora do Brasil – º Encontro – Mandamentos – A primeira tábua: amor e culto a Deus

º Encontro – Mandamentos – A primeira tábua: amor e culto a Deus

Home / Evangelização / Aprofundamento da Fé / º Encontro – Mandamentos – A primeira tábua: amor e culto a Deus

º Encontro – Mandamentos – A primeira tábua: amor e culto a Deus

7º Encontro – A primeira tábua: amor e culto a Deus

O mandamento mais importante afirmado por Jesus é: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, de toda a tua alma e de todo o teu espírito”.

• Deus amou primeiro

Nosso Deus é um Deus que ama e vem ao encontro de seu povo, movido pelo amor. Não há nenhuma outra razão, nenhum outro interesse. A iniciativa parte sempre de Deus.

E é num contexto de aliança, que Deus entrega os Mandamentos a Moisés e a todo o povo. Os Mandamentos são as cláusulas da aliança, ou seja, um pacto de mútua fidelidade: “vós sereis o meu povo e eu serei o vosso Deus”. Na primeira tábua estão os três mandamentos que regulam nosso relacionamento com o Deus libertador. Ele se revela como único, está em toda parte e acompanha o seu povo.

• 1º Amar a Deus sobre todas as coisas

Deus, que é constante e fiel, exige fidelidade, amor e adoração. A nós compete acolhê-lo, obedecer aos seus mandamentos, ter nele fé e confiança plena. A fé no amor de Deus envolve o apelo e a obrigação de responder à caridade divina por um amor sincero.

Há muitas maneiras de pecar contra a fé:

• A incredulidade ou falta de fé – acontece quando se negligencia a verdade revelada ou quando se recusa dar-lhe o consentimento.
  • A heresia – é a negação consciente de uma verdade da fé.
  • A apostasia – é a recusa total da fé.
  • O cisma – é a separação da Igreja, pela desobediência à autoridade ou pela ruptura com a comunidade eclesial.

O caminho da fé nos apresenta sempre a proposta de Deus que espera uma resposta humana. Ora, o homem, pela sua inteligência, vontade e liberdade, pode responder positivamente ou negativamente.

Quem não cultiva a fé também não terá a esperança cristã na bênção divina e na visão beatífica de Deus. Por isso, os pecados contra a esperança, tais como o desespero e a presunção, são também afrontas ao primeiro mandamento.

Outras formas de pecado contra o amor de Deus: indiferença, ingratidão, fraqueza (negligência), preguiça espiritual e o ódio a Deus.

• O oposto é a idolatria

O grande pecado contra o primeiro mandamento é a idolatria, uma constante tentação da fé. A idolatria consiste em divinizar o que não é Deus. Atualmente, ela se manifesta no amor aos objetos criados e em fazer girar todo o seu mundo em torno deles: um objeto, um hobby, um vício entre outros.

Outras práticas contra o amor de Deus são tanto a adivinhação e a tentativa de descobrir o futuro, como a superstição.

Quanto ao culto cristão às imagens, que devem apenas ser veneradas, jamais adoradas, temos uma doutrina clara:

• O culto de adoração – só devido ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia.
  • O culto da dulia (veneração) – dedicado aos santos, como modelos de vida e de santidade.
  • O culto de hiperdulia – veneração especial dirigida à Nossa Senhora.

• 2º O nome do Senhor é santo

Esse mandamento manda respeitar o nome do Senhor, proibindo o seu uso indevido. Não se pode usar o nome de Deus para confirmar uma mentira, para reforçar uma promessa e, muito menos, para atirar contra Deus todo o ódio, rancor ou blasfêmia; não se roga praga nem faz falsos juramentos.

• 3º Guardar o dia do Senhor

Em toda a história do povo de Israel, vivida no Antigo Testamento, o dia santificado era sábado.

Entretanto, Jesus trouxe uma nova orientação, ressuscitando no primeiro dia da semana, o domingo, chamado o Dia do Senhor.

A celebração dominical da Eucaristia do Senhor constitui o cerne da vida da Igreja e é o dia de festa por excelência.

Quem já assumiu a missa dominical, como um compromisso de vida, está dando um testemunho de pertença e de fidelidade a Cristo e a sua Igreja.

O repouso semanal, no dia do Senhor, possibilita um tempo de descanso e lazer indispensáveis para cultivar a vida familiar, cultural, social e religiosa.

Para responder em grupo:

1. Como é que nós sabemos que o nosso Deus nos ama e veio ao encontro de seu povo?
  2. O que significa dizer: “Os mandamentos são as cláusulas da aliança”?
  3. Quais são os principais pecados contra o 1º mandamento?
  4. O nome do Senhor é santo. O que devemos e o que não devemos fazer?
  5. Como santificar o domingo, dia do Senhor?