Igreja Nossa Senhora do Brasil – Uma ritualidade autêntica e significativa – 9ª Parte

Uma ritualidade autêntica e significativa – 9ª Parte

Home / Evangelização / Uma ritualidade autêntica e significativa – 9ª Parte

Uma ritualidade autêntica e significativa – 9ª Parte

9º- Os responsáveis pela liturgia ou grupo litúrgico paroquial devem periodicamente se interrogar sobre os modos de celebração e sobre a formação dos fiéis que frequentam a igreja, para verificar se os ritos desenvolvem de fato a sua função comunicativa e se os participantes vivenciam-nos na fé. A sequência anual das festas e dos tempos litúrgicos indica que a Igreja tem uma variada, embora repetitiva, pedagogia de formação e de renovação. É oportuno, ao preparar cada tempo litúrgico, que o grupo litúrgico reflita também sobre o estilo das celebrações em vista de uma catequese adequada para uso durante as celebrações, focalizando a atenção cada vez sobre certos momentos ou aspectos das celebrações.

Não se deve pensar que esta é uma questão para examinar e resolver de uma vez por todas. Sobre ela se deverá retornar, por causa da fácil tendência ao ritualismo de quem celebra e pela habitual passividade e apatia de quem pratica.

Uma programação litúrgico-pedagógica realista sobre as várias assembleias em seu tempo litúrgico.