Igreja Nossa Senhora do Brasil – 1º Encontro – Jesus Cristo é o Sacramento do Pai

1º Encontro – Jesus Cristo é o Sacramento do Pai

Home / Evangelização / Aprofundamento da Fé / 1º Encontro – Jesus Cristo é o Sacramento do Pai

1º Encontro – Jesus Cristo é o Sacramento do Pai

Toda comunicação humana, isto é, todo o diálogo, se faz através de sinais, que tanto podem ser naturais como convencionais.

Os sinais naturais são aqueles que comunicam alguma coisa pela sua própria natureza. É o caso da fumaça. Quando vemos fumaça numa lata de lixo, imediatamente pensamos que há fogo.

Os sinais convencionais, mais numerosos, fazem parte de todas as situações da vida. São criados pelo homem, como os sinais de trânsito, os gestos, as palavras, entre outros.

O Catecismo da Igreja Católica define os Sacramentos como “sinais eficazes da graça, instituídos por Jesus Cristo e confiados à Igreja, através dos quais nos é dispensada a vida divina”.

Os sacramentos são sinais visíveis que produzem a graça invisível.

Deus é invisível. Ninguém jamais viu a Deus. Para se comunicar com os homens, Deus se torna sinal: sarça ardente; brisa suave; fogo que consome um sacrifício.

A comunicação mais perfeita de Deus aos homens foi através de seu Filho, que assumiu a forma humana, tornou-se sinal visível e nos revelou o Deus invisível. Por isso, podemos dizer que Jesus Cristo é o sacramento de Deus.

O evento da cruz e da ressurreição é sacramento, sinal e acontecimento. Hoje ainda, em cada sacramento que celebramos, Cristo continua presente, agindo e atuando pela força do Espírito Santo.

• Jesus Cristo é sacramento-fonte

Cristo também é chamado sacramento-fonte já que nesta fonte beberam os apóstolos e bebem todos aqueles que hoje continuam celebrando e recebendo os sacramentos da Igreja.

Os apóstolos, por sua vez, tornaram-se sinais sacramentais de Cristo. Eles atuavam em lugar de Cristo. Pelo poder do mesmo Espírito Santo, os apóstolos confiaram esse poder aos seus sucessores.

Em cada sacramento, o sacerdote suplica ao Pai (fonte) que envie o Espírito Santo, para que, por sua força, a ação de Cristo (sacramento-fonte) se concretize no aqui e agora desse acontecimento salvífico.

Para responder em grupo:

1. Por que é tão importante conhecer os sinais naturais e convencionais para entender os sacramentos?
  2. Qual é a diferença entre sinal natural e sinal convencional?
  3. Como é que o Catecismo da Igreja Católica define os sacramentos?
  4. O que significa dizer que “Jesus Cristo é o Sacramento do Pai”?
  5. O que entendemos com a expressão “Jesus é sacramento-fonte”?