Igreja Nossa Senhora do Brasil – 2º Encontro – Igreja – o sacramento fundamental

2º Encontro – Igreja – o sacramento fundamental

Home / Evangelização / Aprofundamento da Fé / 2º Encontro – Igreja – o sacramento fundamental

2º Encontro – Igreja – o sacramento fundamental

A Igreja, instituída por Jesus Cristo, é um complexo em que se funde o elemento divino e o humano. Por um lado, é visível, é povo, é assembleia, é reunião de pessoas, mas, ao mesmo tempo, é comunidade espiritual que tem a missão de revelar a presença de Cristo no mundo. Por isso, podemos dizer que a Igreja é sacramento, isto é, uma realidade visível que revela e comunica o Deus invisível.

• A Igreja é sacramento fundamental

O primeiro objetivo da Igreja é ser o sacramento da união íntima dos homens com Deus. Por isso, a Igreja é fundamento de toda a comunicação com Deus. É através da Igreja que nós recebemos as graças que Deus distribui aos homens que o procuram. É na Igreja que são celebrados todos os sete sacramentos que hoje nos comunicam as graças de Deus. Nas mais diversas circunstâncias da vida, precisamente nos momentos mais decisivos de nossa vida.

• Os momentos decisivos da vida

Todos nós já constatamos que, em nossa vida, há momentos mais importantes e decisivos. São aqueles que definem o nosso futuro e têm repercussão em toda a nossa vida. São eles:

• Nascimento – desde a concepção aos primeiros anos de existência;
  • Puberdade – momento de grandes transformações fisiológicas;
  • Escolha de alguém – para conviver por toda a vida; está decidindo o seu futuro;
  • Escolha de um estado de vida – é o caso dos sacerdotes e dos que abraçam a vida religiosa;
  • Uma doença grave – a doença marca a pessoa e a deixa mais sensível para a religião;
  • Uma culpa grave – deixa a pessoa alterada psicológica e até fisicamente;
  • Uma fome séria – que desnutre e mata.

• Os sacramentos nos momentos decisivos

Jesus Cristo não apenas conhece a pessoa humana, mas teve a experiência de viver a vida humana. Por isso, instituiu um sacramento para cada um destes momentos decisivos.

A Igreja, que é formada por homens, está a serviço do homem todo e de todos os homens, celebrando os sacramentos precisamente dentro da realidade existencial de cada pessoa.

Concluindo, não custa repetir que Cristo é o sacramento do Pai e que a Igreja é o grande sacramento de Cristo. A Igreja é a reunião de todo o povo de Deus, unido na mesma fé e no mesmo batismo, e tem como missão revelar e testemunhar a presença invisível de Cristo no mundo.

A Igreja é sacramento e ela celebra os sete sacramentos.

Para responder em grupo:

1. O que entendemos, mesmo, quando afirmamos que “Jesus Cristo é o Sacramento do Pai”?
  2. O que entendemos com a afirmação “a Igreja é o Sacramento de Cristo”?
  3. O que significa dizer: a Igreja é o sacramento fundamental?
  4. Quais são os momentos decisivos de uma pessoa humana e que sacramento corresponde a cada um deles?
  5. Quais são os grandes alimentos da vida de fé?