3º Encontro – ORAÇÃO – A oração em Jesus Cristo e na Igreja
3º Encontro – A oração em Jesus Cristo e na Igreja
É preciso se aproximar de Jesus Cristo, a Palavra de Deus, com vagar, contemplá-lo na oração, ouvir o que Ele tem a nos dizer e como nos ensina a orar, para finalmente compreender como ele atende a nossa oração.
- Jesus reza
Jesus antes dos momentos importantes da vida, entrava em diálogo amoroso com o Pai, às vezes passava a noite em oração.
Foi a partir do exemplo dado por Jesus, que os apóstolos sentiram a vontade de aprender a rezar. O exemplo e o testemunho de Jesus como que os contagiou, a ponto de pedirem: Senhor, ensina-nos a rezar (Lc 11,1).
Além da oração do Pai Nosso, que Jesus ensina oficialmente, duas outras orações do Mestre foram conservadas pelos evangelistas:
- ü Jesus agradece e bendiz ao Pai, mostrando uma adesão amorosa de seu coração de homem ao mistério da vontade do Pai.
- ü Jesus louva e agradece ao Pai, até mesmo antes do acontecimento, porque tem certeza de que o milagre vai acontecer, pois Ele conhece o divino doador.
Além disso, com as últimas palavras ditas na cruz, Jesus apresenta-nos o orar e o entregar-se como um único e mesmo ato.
- Jesus ensina a orar
No Sermão da Montanha, Jesus dá as principais orientações sobre a oração: insiste na conversão do coração; na reconciliação com os irmãos, antes de apresentar a oferenda; no amor aos inimigos; na oração pelos perseguidores; na necessidade de orar ao Pai em segredo, sem multiplicar palavras; na pureza de coração e na busca do Reino.
A oração consiste em levar o coração a fazer a vontade do Pai, que é guardar sua Palavra e seus Mandamentos, permanecer com Ele no Pai, que Nele nos ama, ao ponto de permanecer em nós.
Além disso, Jesus nos promete o Espírito Santo. E no Espírito Santo, a oração cristã torna-se comunhão de amor com o Pai, não apenas por Cristo, mas também em Cristo.
- A oração de Maria
A oração de Maria não consiste em muitas palavras e longas preces, mas no gesto concreto de se colocar inteiramente à disposição de Deus: Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua Palavra.
Ela também aparece intercedendo pelas necessidades dos noivos em Caná; e no Calvário é apresentada como a “mãe de todos os homens”, portanto em condições de continuar intercedendo em favor daqueles que passam a ser “seus filhos”.
A grande oração de Maria é o Magnificat: Minha alma engrandece o Senhor, proferida no seu encontro com Isabel, sua prima.
- A oração da Igreja
No Novo Testamento, a oração passa a ser uma característica da Igreja e dos cristãos, desde os tempos mais primitivos, sempre em forma de louvor ou como adoração.
- ü Oração de louvor – é a reposta do homem aos dons de Deus: uma vez que Deus abençoa, o coração do homem pode louvar e bendizer Aquele que é a fonte de toda bênção.
- ü Oração de adoração – é a exaltação da grandeza do Senhor que nos criou e da onipotência do Salvador que nos liberta de todo mal.
Para responder em grupo:
- Em que momentos Jesus se retira para rezar ao Pai?
- Quais são as principais orações de Jesus que se conservam nos Evangelhos?
- Quais as orientações que Jesus dá sobre a oração no Sermão da Montanha?
- Em que momentos aparece a oração de Maria?
- Qual é a diferença entre a oração de louvor e a de adoração?