Igreja Nossa Senhora do Brasil – 3º Encontro – ORAÇÃO – A oração em Jesus Cristo e na Igreja

3º Encontro – ORAÇÃO – A oração em Jesus Cristo e na Igreja

Home / Evangelização / Aprofundamento da Fé / 3º Encontro – ORAÇÃO – A oração em Jesus Cristo e na Igreja

3º Encontro – ORAÇÃO – A oração em Jesus Cristo e na Igreja

3º Encontro – A oração em Jesus Cristo e na Igreja

É preciso se aproximar de Jesus Cristo, a Palavra de Deus, com vagar, contemplá-lo na oração, ouvir o que Ele tem a nos dizer e como nos ensina a orar, para finalmente compreender como ele atende a nossa oração.

• Jesus reza

Jesus antes dos momentos importantes da vida, entrava em diálogo amoroso com o Pai, às vezes passava a noite em oração.

Foi a partir do exemplo dado por Jesus, que os apóstolos sentiram a vontade de aprender a rezar. O exemplo e o testemunho de Jesus como que os contagiou, a ponto de pedirem: Senhor, ensina-nos a rezar (Lc 11,1).

Além da oração do Pai Nosso, que Jesus ensina oficialmente, duas outras orações do Mestre foram conservadas pelos evangelistas:

• ü Jesus agradece e bendiz ao Pai, mostrando uma adesão amorosa de seu coração de homem ao mistério da vontade do Pai.
  • ü Jesus louva e agradece ao Pai, até mesmo antes do acontecimento, porque tem certeza de que o milagre vai acontecer, pois Ele conhece o divino doador.

Além disso, com as últimas palavras ditas na cruz, Jesus apresenta-nos o orar e o entregar-se como um único e mesmo ato.

• Jesus ensina a orar

No Sermão da Montanha, Jesus dá as principais orientações sobre a oração: insiste na conversão do coração; na reconciliação com os irmãos, antes de apresentar a oferenda; no amor aos inimigos; na oração pelos perseguidores; na necessidade de orar ao Pai em segredo, sem multiplicar palavras; na pureza de coração e na busca do Reino.

A oração consiste em levar o coração a fazer a vontade do Pai, que é guardar sua Palavra e seus Mandamentos, permanecer com Ele no Pai, que Nele nos ama, ao ponto de permanecer em nós.

Além disso, Jesus nos promete o Espírito Santo. E no Espírito Santo, a oração cristã torna-se comunhão de amor com o Pai, não apenas por Cristo, mas também em Cristo.

• A oração de Maria

A oração de Maria não consiste em muitas palavras e longas preces, mas no gesto concreto de se colocar inteiramente à disposição de Deus: Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua Palavra.

Ela também aparece intercedendo pelas necessidades dos noivos em Caná; e no Calvário é apresentada como a “mãe de todos os homens”, portanto em condições de continuar intercedendo em favor daqueles que passam a ser “seus filhos”.

A grande oração de Maria é o Magnificat: Minha alma engrandece o Senhor, proferida no seu encontro com Isabel, sua prima.

• A oração da Igreja

No Novo Testamento, a oração passa a ser uma característica da Igreja e dos cristãos, desde os tempos mais primitivos, sempre em forma de louvor ou como adoração.

• ü Oração de louvor – é a reposta do homem aos dons de Deus: uma vez que Deus abençoa, o coração do homem pode louvar e bendizer Aquele que é a fonte de toda bênção.
  • ü Oração de adoração – é a exaltação da grandeza do Senhor que nos criou e da onipotência do Salvador que nos liberta de todo mal.

Para responder em grupo:

1. Em que momentos Jesus se retira para rezar ao Pai?
  2. Quais são as principais orações de Jesus que se conservam nos Evangelhos?
  3. Quais as orientações que Jesus dá sobre a oração no Sermão da Montanha?
  4. Em que momentos aparece a oração de Maria?
  5. Qual é a diferença entre a oração de louvor e a de adoração?