Igreja Nossa Senhora do Brasil – 4º Encontro – Confirmação – a grande opção

4º Encontro – Confirmação – a grande opção

Home / Evangelização / Aprofundamento da Fé / 4º Encontro – Confirmação – a grande opção

4º Encontro – Confirmação – a grande opção

A Confirmação ou Crisma é o sacramento da maturidade cristã. Normalmente as crianças são batizadas com poucos dias ou algumas semanas de vida. São os pais que decidem tudo e escolhem uma religião para a criança.

• A puberdade e adolescência

Por volta dos 11 aos 12 anos, a criança passa por um conjunto de transformações e alterações fisiológicas e psicológicas. Esse período é conhecido como a puberdade. É a hora em que o jovem, aos poucos, deixa de ser criança e começa a juventude. Ninguém sabe ao certo qual a identidade desse jovem, que quer as vantagens de uma criança e quer os direitos de um adulto.

É o período de vida das grandes descobertas. Descobre o outro, como alteridade e complementação. Desperta para o amor e para a vida com alguém.

É também um tempo favorável para uma verdadeira descoberta de Deus. O jovem se dá conta de que os conhecimentos, de Deus e da vida cristã, adquiridos no tempo de preparação à Primeira Eucaristia já não são suficientes e não respondem às novas perguntas que surgem.

Neste momento, o jovem já está em condições de receber uma catequese mais adulta, em preparação ao sacramento da Confirmação, ocasião em que fará sua grande opção por Jesus Cristo. É o momento de despertar no jovem a consciência de pertença à Igreja de Jesus Cristo, de ingressar no grupo de jovens da paróquia.

• O ministro da Confirmação

O ministro ordinário da Confirmação é o bispo, que em sua visita pastoral à paróquia, confirma a fé dos jovens. Trata-se de uma opção de vida assumida diante do bispo. Em caso extraordinário, por um impedimento muito sério, o bispo pode delegar um sacerdote para conferir o sacramento.

A Igreja recomenda que o jovem procure um padrinho ou uma madrinha, que no momento da recepção do sacramento represente a fé da Igreja e sirva de estímulo e exemplo para a vivência cristã do afilhado ou afilhada.

• O sinal visível

A imposição das mãos é um gesto bíblico, usado pelo próprio Jesus, em diferentes circunstâncias. Os apóstolos também impunham as mãos para conferir o Espírito Santo.

A unção com óleo é um gesto bem conhecido no Antigo Testamento. O óleo significa força, energia, poder. A unção era um ritual que significava a escolha feita por Deus para uma missão.

Jesus também ungiu alguns enfermos e para a Igreja primitiva, a unção com óleo era um ato consagrador. Era usado, imediatamente, após o Batismo para conferir também o Espírito Santo.

As pessoas que eram batizadas no início da Igreja eram adultas e bem preparadas, por isso logo após o Batismo, faziam a Confirmação de sua fé, recebendo a imposição das mãos e a unção com óleo.

Portanto, o rito essencial do sacramento acontece na imposição das mãos e na unção com o óleo do santo crisma na fronte do crismando com as palavras: “o nome do jovem, recebe o selo do dom do Espírito Santo”. Segue-se o abraço da paz.

• A graça invisível da Confirmação

Embora o sacramento seja pleno de sinais visíveis, o que realmente acontece é de todo invisível.

O sacramento da Confirmação confere a graça da plena e consciente posse do Espírito Santo, reforçando a filiação divina e criando um vínculo mais estreito com Jesus Cristo.

Com a ajuda do Espírito Santo que dá uma força especial, o jovem, mais comprometido com a Igreja, está agora em condições de testemunhar a sua fé e trabalhar pela evangelização dos outros jovens.

Sete dons são conferidos pelo Espírito Santo, a saber: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, conhecimento, piedade e o santo temor de Deus.

É importante acrescentar que a Confirmação também só se recebe uma única vez, por se tratar de um sacramento que imprime uma marca espiritual indelével, isto é, o caráter sacramental.

Para responder em grupo:

1. O momento antropológico da Confirmação é a puberdade ou adolescência. Que período da vida é esse?
  2. Quem é o ministro ordinário da Confirmação? Por que é tão importante que seja ele?
  3. Quais são os sinais visíveis do sacramento da Confirmação e o que significa cada um deles?
  4. Quais as graças invisíveis ou os efeitos espirituais da Confirmação?
  5. Quais são os sete dons do Espírito Santo que recebemos na Confirmação e o significado de cada um deles?