Warning: mysqli_query(): (HY000/1194): Table 'wp_options' is marked as crashed and should be repaired in /var/www/html/igrejanossasenhoradobrasil.com.br/web/site/wp-includes/wp-db.php on line 1924
Igreja Nossa Senhora do Brasil – 5º Encontro – Eucaristia – o alimento do cristão

5º Encontro – Eucaristia – o alimento do cristão

Home / Evangelização / Aprofundamento da Fé / 5º Encontro – Eucaristia – o alimento do cristão

5º Encontro – Eucaristia – o alimento do cristão

5º Encontro – Eucaristia – o alimento do cristão

 

Todos sabem que todo o ser vivo necessita de alimento. Só existe vida humana digna, quando há condições de receber uma alimentação suficiente e sadia.

Jesus Cristo, que conhecia essas leis da natureza e experimentou pessoalmente a vida humana, onde o alimento é essencial, instituiu um sacramento que se celebra em torno da mesa e que nutre a vida nova iniciada pelo Batismo.

 

  • A instituição da Eucaristia

Jesus instituiu a Eucaristia no contexto de uma refeição com os seus amigos mais próximos, aos quais veio para servir (sentido do lava-pés). É com os amigos que Ele reparte o pão.

Ele disse: “Desejei ardentemente comer esta páscoa convosco, antes de sofrer […], tomai e comei, isto é o meu corpo […], tomai e bebei, este é o cálice do meu sangue que será derramado por vós […]. Fazei isto em memória de mim”.

Este é um verdadeiro mandato do Senhor. Jesus, de fato, manda “fazer isto”, sempre de novo. A Igreja continua celebrando a Eucaristia, segue o seu mandato e convida para as celebrações todos aqueles que hoje querem ser amigos do Senhor, seguidores de Jesus Cristo.

 

  • História da Eucaristia

Os apóstolos entenderam esse mandato do Senhor e nas comunidades primitivas já se celebrava a Eucaristia. Os Atos dos Apóstolos testemunham isso com muita clareza, falam da reunião em comum, da fração do pão e das orações.

Os santos Padres viam na fração do pão uma verdadeira Eucaristia.

São Justino (± 155) explica ao imperador Antorino Pio o que os cristãos faziam: “No dia “do Sol” reúnem-se num mesmo lugar [..]. Leem ora os escritos dos apóstolos, ora dos profetas. Depois, o que preside toma a palavra para aconselhar ou exortar à imitação dos ensinamentos. Seguem-se as preces da comunidade e, quando as orações terminam, saudamo-nos uns aos outros com o ósculo. Em seguida, leva-se àquele que preside aos irmãos o pão e o vinho […]. Ele os toma e faz subir louvor e glória ao Pai do universo, no nome do Filho e do Espírito Santo […]. Ao final o povo aclama: Amém. […] Os diáconos distribuem a Eucaristia e levam-na aos ausentes”.

Tanto na explicação de São Justino, como nas celebrações de hoje, temos a Liturgia da Palavra (leituras, homilia e preces) e a Liturgia Eucarística (apresentação do pão e do vinho, ação de graças consecratória e a comunhão). As duas liturgias constituem um só e mesmo ato de culto.

 

  • A Missa de hoje

Precisamos considerar a Eucaristia como:

  • Ação de graças e louvor ao Pai – a missa é a grande oração da comunidade que agradece pelos dons recebidos, pela vida e por todas as oportunidades que ela nos apresenta.
  • Memorial sacrifical de Cristo e do seu Corpo – a missa é a renovação incruenta do sacrifício de Cristo na cruz, é a oração que fazemos em intenção das pessoas vivas ou falecidas, onde apresentamos as grandes intenções de nossa vida, as intenções da Igreja, do Papa, dos bispos. É um sacrifício que se oferece por si e pelos outros, é memória do sacrifício de Cristo, oferecido ao Pai, pelos nossos pecados.
  • Presença de Cristo pelo poder de sua Palavra e do seu Espírito – a missa é então a comunhão ou encontro íntimo com o Senhor, que entra em nossa vida e, depois, nos acompanha, vai junto para o nosso lar e para o trabalho da semana.

 

  • O banquete pascal e seus frutos

A missa é, ao mesmo tempo e inseparavelmente, o memorial sacrifical no qual se perpetua o sacrifício da cruz e o banquete sagrado da comunhão do Corpo e do Sangue do Senhor. Mas a celebração do sacrifício está toda orientada para a união íntima dos fiéis com Cristo, pela comunhão. Comungar é receber o próprio Cristo que se ofereceu por nós.

Os frutos da comunhão são:

  • Aumento da nossa união com Cristo
  • Separação do pecado – Cristo sofreu pelos nossos pecados
  • Faz a Igreja: unidade do Corpo Místico – a comunhão renova, fortalece e aprofunda a incorporação à Igreja
  • Comprometenos com os pobres – para recebermos na verdade o Corpo e o Sangue de Cristo entregues por nós, devemos reconhecer o Cristo nos mais pobres, seus irmãos
  • Unidade dos cristãos

 

Para responder em grupo:

  1. Tentem descrever alguns seres vivos e seus respectivos alimentos.
  2. Descrevam uma situação humana de verdadeira fome.
  3. Qual é a íntima relação entre Eucaristia e alimento?
  4. Quais são as duas grandes partes da Missa e o que compreende cada uma?
  5. Quais são os frutos da Eucaristia bem participada e da comunhão bem-feita?
Últimos Artigos

Faça um comentário