Warning: mysqli_query(): (HY000/1194): Table 'wp_options' is marked as crashed and should be repaired in /var/www/html/igrejanossasenhoradobrasil.com.br/web/site/wp-includes/wp-db.php on line 1924
Igreja Nossa Senhora do Brasil – 4º Encontro – ORAÇÃO – Principais formas de oração

4º Encontro – ORAÇÃO – Principais formas de oração

Home / Evangelização / Aprofundamento da Fé / 4º Encontro – ORAÇÃO – Principais formas de oração

4º Encontro – ORAÇÃO – Principais formas de oração

4º Encontro – Principais formas de oração

 

Infelizmente, algumas pessoas só se aproximam de Deus para pedir. Há muita gente que faz da oração uma sequência infinita de pedidos e mais pedidos. Só rezam quando precisam de alguma coisa. Mas existem outras formas de oração.

 

  • A oração de bênção e adoração

A oração de bênção é a resposta do homem aos dons de Deus: uma vez que Deus abençoa, o coração do homem pode responder bendizendo Aquele que é a fonte de toda a bênção.

 

  • A oração de súplica

A oração de súplica tem o mérito de revelar a confiança daquele que pede e o seu reconhecimento da grandeza e onipotência de Deus.

O pedido de perdão a Deus é ainda mais meritório. É a condição prévia de uma oração justa e pura.

 

  • A oração de intercessão

Interceder ou pedir em favor de outro é próprio de um coração que está em consonância com a misericórdia de Deus.

Na intercessão, aquele que ora não procura seus próprios interesses, mas pensa sobretudo nos dos outros. E reza mesmo para aqueles que lhe fazem mal.

Movidos pelo Espírito Santo, pedimos ao Filho, porque Ele é o único intercessor junto ao Pai.

 

  • A oração de ação de graças

A grande oração da Igreja é, sem dúvida, a Eucaristia, que é sempre uma ação de graças. Como diz o nosso Catecismo, o grande motivo desta gratidão é a obra de salvação operada em Jesus Cristo.

Para nós, membros do corpo do qual Cristo é a Cabeça, tudo isso é muito bom, porque quando Cristo rende graças ao Pai, nós estamos sempre incluídos. Em cada Eucaristia que a Igreja celebra, manifesta-se a gratidão de todos os cristãos. Devemos sempre agradecer por tudo o que nos aconteceu e por aquilo que estamos vivendo e fazendo.

 

  • A oração de louvor

É a oração em que elogiamos a Deus, não só pelas suas criaturas, mas especialmente por aquilo que Ele é. O louvor integra as outras formas de oração e as leva Àquele que é a sua fonte e termo final.

É a partir dos fatos centrais da nossa salvação que agora se elevam os hinos de louvor e gratidão. O grande hino de louvor e a maior de todas as orações é a Eucaristia. Se olharmos bem para a missa que participamos, encontraremos todas as formas de oração.

 

 

 

  • Aprender a rezar

Se nós quisermos evitar que a nossa oração seja simplesmente uma repetição mecânica de fórmulas incompreensíveis ou um simples elenco de pedidos e súplicas, é preciso aprender a rezar.

O Catecismo nos diz que devemos procurar ler a Sagrada Escritura, meditar sobre o estamos lendo e logo estaremos orando. A Igreja ensina que “pela oração falamos com Deus e pela leitura do texto sagrado Deus fala conosco”. Então teremos o verdadeiro diálogo de amor entre Deus e o homem.

Em todas as orações é essencial que estejam presentes as virtudes teologais: fé, esperança e amor.

É claro que o grande ponto de partida para a nossa oração é a , que nos assegura a presença do Senhor e a autenticidade de sua Palavra que queremos assumir. O Espírito Santo nos ensina a celebrar e nos educa a orarmos na esperança do Senhor que voltará. E o amor de Deus derramado em nossos corações exige de nós uma resposta, que se dá amando como Ele nos amou.

 

Para responder em grupo:

  1. O que é oração de súplica? É uma oração legítima, recomendada no Evangelho?
  2. Tentem criar uma oração de intercessão, uma ação de graças e outra de louvor.
  3. Procurem identificar todas essas formas de oração no roteiro de uma Missa.
  4. Como é que hoje podemos aprender a rezar?

 

 

 

 

 

Últimos Artigos

Faça um comentário