Igreja Nossa Senhora do Brasil – 8º Encontro – ORAÇÃO – O Pai Nosso, modelo de oração

8º Encontro – ORAÇÃO – O Pai Nosso, modelo de oração

Home / Evangelização / Aprofundamento da Fé / 8º Encontro – ORAÇÃO – O Pai Nosso, modelo de oração

8º Encontro – ORAÇÃO – O Pai Nosso, modelo de oração

8º Encontro – O Pai Nosso, modelo de oração

A grande novidade dessa oração consiste no fato de Jesus nos ensinar a chamar Deus de Pai. E ao afirmarmos que Ele é Pai “nosso”, estamos reconhecendo que Ele é Pai de todos os que creem em Jesus Cristo e nele foram batizados.

• Que estais no céu

Naturalmente, esta expressão bíblica não quer designar um espaço físico, mas uma maneira de ser. Ele está “para além de tudo” quanto possamos conceber, a respeito de sua santidade.

• Os pedidos teologais

Na primeira série de pedidos do Pai Nosso, voltamo-nos inteiramente para Deus. Pedimos as coisas que são importantes para Ele: vosso Nome, vosso Reino, vossa Vontade. É uma forma de oração de louvor, enquanto fazemos a oração pedindo que, para Ele, se cumpra tudo isso.

Vejamos, parte por parte, estes pedidos:

• 1º. Santificado seja o vosso Nome – quando nós afirmamos que é preciso santificar o nome de Deus, estamos querendo dizer que nós reconhecemos esse nome como santo e que estamos dispostos a tratá-lo de modo santo. E que Ele seja santificado tanto em nós como nos outros.

• 2º. Venha a nós o vosso Reino – o Reino de Deus é uma realidade dinâmica, já presente, mas sempre ainda em processo de concretização. Ele já se faz presente nos locais onde se pratica a justiça, a solidariedade e o amor. Mas há também muitos ambientes, onde o Reino de Deus está de todo ausente. Então é importante que se reze, pedindo que venha a nós o vosso Reino.

• 3º. Seja feita a vossa Vontade assim na terra como no céu – a Vontade do Pai é que todos se salvem. Reconhecendo que esta é a Vontade de nosso Deus, estamos, então, pedindo que se realize plenamente na terra, assim como, nós cremos, já acontece no céu. Em Jesus Cristo e por sua vontade humana, a vontade do Pai já foi realizada completamente. Mas a plena realização da vontade do Pai é um desafio para nós, porque trata-se de um gesto de extrema humildade, em que nós devemos pedir que não se cumpra a nossa vontade, mas a vontade de Deus, inclusive a nosso respeito.

Para responder em grupo:

1. O que estamos afirmando ao rezar as duas palavrinhas “Pai Nosso”?
  2. O que significa dizer “santificado seja o vosso nome”?
  3. Em que ambiente já está instalado o Reino e onde ainda não?
  4. Por que é tão difícil dizer “seja feita a vossa Vontade”?