Igreja Nossa Senhora do Brasil – A Liturgia da Palavra: Para um diálogo consciente com Deus que fala – 4ª Parte

A Liturgia da Palavra: Para um diálogo consciente com Deus que fala – 4ª Parte

Home / Evangelização / A Liturgia da Palavra: Para um diálogo consciente com Deus que fala – 4ª Parte

A Liturgia da Palavra: Para um diálogo consciente com Deus que fala – 4ª Parte

4º. Para que os fiéis possam entender a palavra que Deus lhes dirige na assembleia, a escuta crente e interpretativa é possível por um dom concedido pelo Espírito Santo: “sensus fidei”. “Por este senso da fé, excitado, e sustentado pelo Espírito da verdade, o Povo de Deus – sob a direção do sagrado Magistério, a quem fielmente respeita – não já recebe a palavra de homens, mas verdadeiramente a palavra de Deus” LG 12.

Cada Liturgia da Palavra é guiada por um ministro que assegure a sua explicação em comunhão com a tradição eclesial e em harmonia com a Igreja atual, a fim de não se cair no subjetivismo arbitrário.

A função do ministro que preside e dos seus colaboradores é de ajudar a assembleia a se por em atitude de escuta das leituras bíblicas com capacidade interpretativa, a fim de que cada um entenda o que Deus lhe quer comunicar.

Um dom do Espírito Santo é oferecido aos fiéis para compreender a Palavra que Deus lhes diz nas palavras humanas.