Igreja Nossa Senhora do Brasil – A liturgia eucarística – 15ª parte

A liturgia eucarística – 15ª parte

Home / Evangelização / A liturgia eucarística – 15ª parte

A liturgia eucarística – 15ª parte

15º. A tradição litúrgica mantém estreitamente unidas as duas partes principais da Missa, a ponto de afirmar: “A missa consta, por assim dizer, de duas partes, a saber, a liturgia da palavra e a liturgia eucarística, tão intimamente unidas entre si, que constituem um só ato de culto.De fato, na missa se prepara tanto a mesa da Palavra de Deus como a do Corpo de Cristo, para ensinar e alimentar os fiéis” (IGMR 28). Esta unidade de nutrição (alimento), deve ser posta em evidência pelas palavras de intervenções durante os Ritos de comunhão.

Recordando o quanto já foi dito, as intervenções na introdução ao Pai nosso, no convite ao gesto da paz, na escolha e na apresentação do canto para a procissão da comunhão, devem ser particularmente sóbrias e evocar o que foi escutado da Palavra de Deus.

Em perspectiva formativa, os fiéis deverão ser educados a dialogar intimamente com o Senhor, em sua relação com o presente sacramento e as palavras dele ouvidas.

Intervenções nos Ritos de comunhão.