Igreja Nossa Senhora do Brasil – A missa no ano litúrgico – 9ª parte

A missa no ano litúrgico – 9ª parte

Home / Evangelização / A missa no ano litúrgico – 9ª parte

A missa no ano litúrgico – 9ª parte

9º. Ao longo do Ano Litúrgico, com uma organização paralela recolhida no “Próprio dos Santos”, se distribuem as festas em honra de Maria SSma, a Mãe do Senhor, e em memória dos Santos apresentados pela Igreja para a veneração e a imitação do povo cristão.

Algumas Solenidades da Virgem Maria – 1º de janeiro, 15 de agosto, 8 de dezembro – são festas de preceito. Outras, como a Apresentação (2 de fevereiro), a Anunciação (25 de março), a Visitação (31 de maio), a Natividade (8 de setembro) não são de preceito, porém devem ser celebradas com destaque, mesmo que ocorram em dias de semana.

Nas festas dos Santos têm particular relevo, para toda comunidade eclesial, aquelas de São João Batista, de São Pedro e São Paulo e dos Apóstolos. Há Santos que, por sua personalidade, marcaram épocas da Igreja e continuam a orientar ainda hoje a vida cristã: Santo Agostinho, São Domingos, São Francisco de Assis, Santo Inácio de Loyola, Santa Teresa d’Ávila, São Francisco de Sales, Santa Teresinha do Menino Jesus, e outros cuja “memória”  enseja a propagação de seus valores cristãos.

É muito importante destacar aqueles Santos que têm particular significado para a comunidade local.

As celebrações das festas de Maria Santíssima e dos Santos na comunidade local.