Igreja Nossa Senhora do Brasil – Arte Sacra

Home / Evangelização / Arte Sacra

Arte Sacra

Por Ana Cavalcanti

E de repente na parede eu vi
Você abrindo os braços para mim
E alguma coisa em seu olhar
Mudou tudo dentro de mim…

Igrejinha peruana

Ao ver um crucifixo pendurado na parede, o personagem da canção é tomado por um sentimento de revelação, de total mudança interior. Quem de nós já não passou por alguma experiência semelhante? Pode ter sido numa pequena capela no interior do Brasil, ou diante da grandiosidade de uma catedral gótica da velha Europa, ou ainda aqui na Urca, na Igreja de Nossa Senhora do Brasil com seus vitrais coloridos e ornamentos de estilo neocolonial.

Os arquitetos que projetaram igrejas e os artistas que pintaram ou esculpiram imagens sacras, o fizeram nos mais variados estilos. Assim, ao mesmo tempo em que procuraram glorificar a Deus com suas obras, também expressaram os sentimentos humanos próprios de cada época e lugar. Num passeio pelo Rio de Janeiro, podemos vivenciar essa diversidade.

Dependendo do momento de vida pelo qual passamos, podemos ser tocados de modo especial por um ou outro edifício religioso, uma ou outra pintura que se torne para nós um canal de encontro consolador e inspirador com o Divino.