Igreja Nossa Senhora do Brasil – O Espírito Santo

O Espírito Santo

Home / Evangelização / O Espírito Santo

O Espírito Santo

Com a vinda do Espírito Santo no dia de Pentecostes, os apóstolos partiram em todas as direções do mundo para começar a grande obra de evangelização da Igreja. São Pedro explica que “está acontecendo o que foi anunciado pelo profeta Joel: nos últimos dias, diz o Senhor, derramarei do meu Espírito sobre toda carne, e vossos filhos e filhas profetizarão …” (At 2,17). São Paulo, por sua vez, é preenchido pelo Espírito Santo antes de dedicar-se ao ministério apostólico, como também Santo Estevão quando escolhido para exercer a diaconia e mais tarde, para testemunhar o martírio. O mesmo Espírito que inspira São Pedro, São Paulo e os outros Apóstolos, desce também “sobre todos os que estavam escutando a palavra” (At 10,44).

_MG_4038

“Com a ajuda do Espírito Santo, a Igreja cresce” (At 9,31). O Espírito é a alma da Igreja. É ele que dá a entender aos fiéis o significado profundo do ensinamento de Jesus e do seu mistério. É ele que, hoje como no início da Igreja, age em cada evangelizador que se deixa possuir e conduzir por ele, que a todos sugere as palavras que por si não saberiam dizer. É também ele que predispõe a alma de quem o escuta para se abrir ao acolhimento à Boa Nova e ao Reino anunciado.

As técnicas de evangelização são muito importantes e boas; porém, nem a mais perfeita delas poderá substituir a ação discreta do Espírito Santo.

Supliquemos todos os dias:

“Vinde ESPÍRITO SANTO, enchei os corações dos vossos fiéis, e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus, que iluminais os corações dos vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo, fazei que, pelo mesmo Espírito, saibamos o que é reto, e gozemos sempre de suas consolações. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém”.