Igreja Nossa Senhora do Brasil – Ensina-nos a rezar

Ensina-nos a rezar

Home / Evangelização / Ensina-nos a rezar

Ensina-nos a rezar

É fácil ou difícil rezar? Depende da ideia que fazemos de Deus e da imagem que temos de nós mesmos. A oração é um diálogo entre duas pessoas que se amam, um diálogo que parte da confiança, da escuta, da abertura, da disponibilidade. Por experiência, sabemos que orar não é fácil. É difícil entrar no clima de oração. Ela exige um desprender-se momentâneo de todas as atividades para criar um espaço de encontro com Deus.

A liturgia deste domingo nos convida a imitar os apóstolos, que pediram ao Mestre: ensina-nos a rezar. Deixemo-nos animar pelo mesmo desejo de aprender com o Senhor o que é e como rezar.

A resposta de Jesus supera a nossa expectativa. Ao invés de dar-nos uma definição de oração ou um método seguro para rezar, ele nos introduz imediatamente na oração, nos põe em comunicação direta com o Pai: “Quando rezardes, dizei: Pai …” Nesta simples palavra, intuímos toda a novidade da oração cristã. Trata-se de fazer o mesmo que Jesus fez: estar com o Pai, passar um pouco de tempo com ele, permanecer em colóquio com aquele que sabe tudo sobre nós. Descobriremos, assim, algumas das características mais belas da oração: ela é comunhão de amor, dom gratuito do Espírito Santo.