Igreja Nossa Senhora do Brasil – Guarda o Bom Depósito da Fé

Guarda o Bom Depósito da Fé

Home / Evangelização / Guarda o Bom Depósito da Fé

Guarda o Bom Depósito da Fé

Querida família de Nossa Senhora do Brasil, meus irmãos e irmãs, louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

Hoje, comemoramos Tito e Timóteo que foram discípulos e colaboradores de São Paulo. Da prisão de Roma, escreveu a ambos, exortando-lhes a cuidar do rebanho que lhes fora confiado, a manterem a doutrina recebida e a estimularem a vida cristã dos fiéis, ameaçada pelo ambiente pagão que os rodeava e pelas doutrinas heréticas de alguns falsos mestres. Acima de tudo, deviam conservar intacto o “depósito da fé”.

No Direito romano, “depósito” eram os bens que se entregavam a uma pessoa com a obrigação de guardá-los e devolvê-los íntegros. São Paulo aplica o mesmo termo ao conteúdo da Revelação, e assim passou à tradição católica.

Este conjunto de verdades que é entregue a cada geração, que por sua vez a transmite à seguinte, não é fruto da reflexão humana, mas procede de Deus. Em consequência, o verdadeiro evangelizador é aquele que “mesmo à custa de renúncias e sacrifícios, sempre procura a verdade que deve transmitir aos outros. Não vende nem dissimula a verdade pelo desejo de agradar, de causar assombro, nem por originalidade ou pelo desejo de brilhar” (cf. 1Tm 6,20).

Oremos: “Ó Deus, que, seguindo o exemplo de São Timóteo e São Tito, procuremos proclamar a fé que abraçaram e praticar a doutrina que ensinaram”.

E pela intercessão de São Timóteo e São Tito abençoe-nos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.