Igreja Nossa Senhora do Brasil – Luz do mundo

Luz do mundo

Home / Evangelização / Luz do mundo

Luz do mundo

Querida família de Nossa Senhora do Brasil, irmãos e irmãs, a Paz de Cristo!

Hoje celebramos a festa da epifania, que significa a manifestação de Jesus a todos os povos. E, popularmente, a festa dos reis magos. Na vinda dos magos a Belém, Jesus inicia a reunião de todos os povos. Esta união não se dá no fausto e no poder de Jerusalém, mas na simplicidade e na pobreza de Belém.

Nós também precisamos trilhar o caminho dos magos. Como? Primeiramente estando atento aos sinais de Deus e ter o desejo de adorá-lo: “Onde está o rei dos judeus, recém-nascido? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”. Em segundo lugar, devemos procurá-lo onde ele se encontra. Não em Jerusalém, mas em Belém, não no aparato do poder, da sofisticação, mas na simplicidade. Depois, é preciso partir sempre de novo, sair à procura. Então a estrela há de aparecer e pousar sobre o lugar onde se encontra o Menino. Serão momentos de grande alegria.

Tendo encontrado o Menino, é preciso prostrar-se diante dele a adorá-lo. Mas não apenas num gesto externo de reverência. O gesto deve ser concreto: “Abriram seus cofres e ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra”, símbolos do reconhecimento de sua realeza, divindade e humanidade. Trata-se de colocar-se a serviço do Menino, de todo menino, isto é, da vida, onde quer que se encontre.

Doravante, não podemos trilhar o caminho de Herodes, isto é, o da grandeza, do poder; mas, sim, o do serviço, da conversão, da simplicidade e da paz.

Oremos: “Ó Deus, guiai-nos sempre e por toda parte com a vossa luz celeste, para que possamos acolher com fé e viver com amor o mistério de que nos destes participar”.

Abençoe-vos Deus de Amor, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.