Igreja Nossa Senhora do Brasil – Seguir Jesus

Seguir Jesus

Na Bíblia, encontramos uma concepção da relação mestre-discípulo bem mais profunda daquela que nós temos. Discípulo não é simplesmente quem aprende um ensinamento exposto por um mestre, mas quem adere a um particular ensinamento, assumindo-o como um programa de vida.
Uma outra característica do discípulo, na visão bíblica, é que ele não procura a palavra de um mestre humano, mas a palavra de Deus comunicada através do ensinamento de um mestre, profeta ou “sábio”. Segundo os oráculos, proclamações proféticas, quando chegar o Messias, o Cristo de Deus, não haverá mais mestres terrenos. Todos se tornarão discípulos de Deus e o conhecerão diretamente.
Esta concepção nos ajuda a compreender o que significa ser discípulo de Jesus. Nos evangelhos, discípulo é quem acolhe o ensinamento de Cristo e adere à sua pessoa com todo o seu ser. Este discipulado não é uma fase da vida, mas uma condição de vida permanente: Jesus será sempre o Mestre para aqueles que creem nele.
Os discípulos de Jesus são, portanto, chamados a participar intimamente da sua vida, a comungar profundamente com sua pessoa e com seu destino. Tornando-se discípulo de Jesus, dá-se início a uma vida nova, cujo centro é ele, o Mestre. Seguir Jesus significa, de fato, fazer parte de sua obra de salvação, nascer de novo, pertencer à definitiva novidade do Evangelho, o reino de Deus.
São Pedro e São Paulo são os exemplos máximos de discípulos de Cristo e apóstolos do seu Evangelho da Vida.