Igreja Nossa Senhora do Brasil – 6º Encontro – Mandamentos – A Igreja, mãe e educadora

6º Encontro – Mandamentos – A Igreja, mãe e educadora

Home / Evangelização / Aprofundamento da Fé / 6º Encontro – Mandamentos – A Igreja, mãe e educadora

6º Encontro – Mandamentos – A Igreja, mãe e educadora

6º Encontro – A Igreja, mãe e educadora

Pelo Batismo nos tornamos membros da Igreja. Fazemos parte de um povo que recebe a Palavra de Deus e celebra os Sacramentos. Na Palavra de Deus encontramos os ensinamentos da “Lei de Cristo” e na celebração dos Sacramentos encontramos a graça que nos sustenta no caminho da vida cristã.

• A vida moral e o ensino da Igreja

O Código do Direito Canônico diz que “Compete à Igreja anunciar, sempre e por toda a parte, os princípios morais, mesmo os referentes à ordem social, e pronunciar-se a respeito de qualquer questão humana, enquanto o exigirem os direitos fundamentais da pessoa humana ou a salvação das almas”.

Assim, a missão do Papa e dos bispos é ensinar aos fiéis a verdade que se deve crer, a caridade que se deve praticar e a felicidade que se deve esperar.

A Lei de Deus foi confiada à Igreja e deve ser ensinada aos fiéis como caminho de vida e verdade. Logo, os fiéis têm o direito de serem instruídos nos preceitos divinos que ajudam a superar o pecado. Mas também têm o dever de observar os decretos promulgados pela legítima autoridade da Igreja.

• Mandamentos da Igreja

As leis positivas promulgadas pelas autoridades eclesiásticas são chamadas de “os cinco mandamentos da Igreja”, que são:

• Participar de uma missa inteira aos domingos e dias santos de guarda
  • Confessar-se ao menos uma vez cada ano
  • Comungar ao menos por ocasião a Páscoa
  • Jejuar e abster-se de carne, nos dias que manda a Igreja – quarta-feira de cinzas e sexta-feira santa
  • Contribuir com o dízimo paroquial

• Os Mandamentos da Lei de Deus

No Antigo Testamento encontramos os Dez Mandamentos dados por Deus. Eles indicam as condições de uma vida liberta da escravidão do pecado. Eles contêm as cláusulas da aliança entre Deus e o seu povo.

No Novo Testamento, Jesus assume os Mandamentos e o resume em dois: “Amarás o Senhor teu Deus e ao próximo como a ti mesmo”.

Os Dez Mandamentos enunciam as exigências do amor de Deus e do próximo. Eles são conhecidos como as Tábuas da Lei. Os três primeiros mandamentos referem-se ao amor de Deus (1ª tábua) e os outros sete dizem respeito ao amor do próximo (2ª tábua).

Se alguém está afastado da Igreja e quiser reaproximar-se de Deus, precisará reconhecer as falhas cometidas, buscar a reconciliação sacramental reiniciar uma vida nova, regidas pelos mandamentos da Lei da Deus e da Igreja.

Para responder em grupo:

1. Por que a Igreja tem a obrigação de se pronunciar em favor dos direitos humanos?
  2. Quais os direitos e os deveres dos cristãos diante da autoridade eclesiástica?
  3. Quais são os cinco mandamentos da Igreja?
  4. Por que, nas Tábuas da Lei, temos uma com três e outra com sete mandamentos?
  5. Se alguém está longe de viver segundo os Mandamentos, o que precisa fazer para recomeçar?