Igreja Nossa Senhora do Brasil – Tempo litúrgico do Natal

Tempo litúrgico do Natal

Home / Evangelização / palavras / Sementes de Fé / Tempo litúrgico do Natal

Tempo litúrgico do Natal

Querida família de Nossa Senhora do Brasil, irmãos e irmãs em Jesus Cristo, nosso Senhor.
Natal celebra o nascimento e a manifestação de Jesus Cristo, luz do mundo, que vem iluminar nossas trevas. A celebração do Natal nos recorda que Deus não está longe, mas muito próximo de nós. Em Jesus, Deus se reuniu aos homens, está com eles e vive entre nós. Tudo o que acontece aos homens importa muito a Deus, porque Jesus é Deus-conosco, que significa Emanuel.
O tempo do Natal se estende deste 25 de dezembro até o domingo depois do dia 6 de janeiro, com a festa do batismo de Jesus.
Natal e Epifania são as festas chaves deste tempo. Elas marcam as etapas da vinda de Deus em meio dos homens. Natal celebra o Menino, que por sua vez é o Filho de Deus. Nele, Deus mostrou seu rosto humano para nos amarmos e salvarmos. O Menino de Belém, nascido da Virgem Maria, que aparece na fragilidade e pobreza, é o Filho único de Deus, imagem perfeita do Pai, cheio de graça e de verdade.
Na epifania, a luz da encarnação, oculta na pobreza do estábulo, brilha aos olhos de todos: em Belém, aos olhos dos Magos, representantes do mundo pagão; no batismo no Jordão, aos olhos dos judeus, que representavam o mundo judeu; nas bodas de Cana, aos olhos dos discípulos que representavam a Igreja.
Neste tempo se celebram também a festa da Sagrada Família, a solenidade da Santa Mãe de Deus e a festa do batismo de Jesus.
“Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir, eu entrarei e cearemos juntos” (Ap 3,20). Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.