Igreja Nossa Senhora do Brasil – 2º Encontro – ORAÇÃO – A oração na Bíblia

2º Encontro – ORAÇÃO – A oração na Bíblia

Home / Evangelização / Aprofundamento da Fé / 2º Encontro – ORAÇÃO – A oração na Bíblia

2º Encontro – ORAÇÃO – A oração na Bíblia

2º Encontro – A oração na Bíblia

Por oração se entende, em toda a experiência vivida pelo povo de Israel, no Antigo Testamento, o relacionamento do homem com Deus.

• A criação – fonte de oração

O tema de oração está presente desde a criação, pois descreve um Deus em diálogo com os homens, a partir do momento em que o homem foi criado. Nos primeiros capítulos do Gênesis, Deus aparece convidando os homens à oração, isto é, a um diálogo espontâneo com Ele.

Entretanto, concretamente, podemos dizer que foi a partir de Abraão que a oração nos foi revelada, no Antigo Testamento.

• A promessa e a oração da fé

A escuta do coração que se decide por Deus é essencial à oração. As palavras que se pronunciam têm valor relativo.

O que se percebe logo em Abraão é o seu coração perfeitamente sintonizado com o seu Senhor. Para a oração se exige sintonia. Abraão está sempre disposto a acolher a Palavra de Deus. Mesmo quando Deus lhe pede para sacrificar seu único filho, Isaac. Abraão não esmorece e por isso é considerado o pai da fé.

• Moisés e a figura do mediador

Em todo o contexto do êxodo e nas diferentes orações de Moisés, aparece sempre a figura do mediador, com a oração de intercessão.

A oração de Moisés é típica da oração contemplativa, pois ele “conversa” longamente com o Senhor. Desta intimidade com Deus, Moisés tirou a força e a tenacidade de sua intercessão. Não ora por si, mas pelo povo que Deus adquiriu.

• Outros modelos de oração

Davi é por excelência o rei segundo o coração de Deus, o pastor que ora por seu povo e em seu nome. Aquele cuja submissão à vontade de Deus, cujo louvor e arrependimento serão o modelo de oração do povo. Como ungido de Deus, sua oração é adesão fiel à promessa divina.

O templo de Jerusalém deveria ser para o povo de Deus o lugar de sua educação para a oração.

Como grande modelo, homem de total confiança em Deus, aparece o profeta Elias. Todavia, em todos os profetas do Antigo Testamento observa-se que o “estar face a face com Deus” é essencial para enchê-los de luz e força para a missão.

A oração do profeta não é uma fuga do mundo infiel, mas uma escuta da Palavra de Deus, às vezes um debate ou uma queixa, porém sempre uma intercessão que aguarda e prepara a intervenção do Deus Salvador, Senhor da história.

• Os Salmos, a oração da assembleia

Os Salmos alimentam e exprimem a oração do povo de Deus como assembleia, por ocasião das grandes festas em Jerusalém e a cada sábado nas sinagogas. Trata-se de uma oração inseparavelmente pessoal e comunitária.

Os Salmos são uma oração completa, já que recordam os acontecimentos salvíficos do passado e se estendem até a consumação da história. Nos Salmos, o povo de Israel recorda as promessas de Deus já realizadas e aguarda o Messias que as realizará definitivamente.

Para responder em grupo:

1. Como é que se prova que Abraão é um homem em sintonia com Deus?
  2. Procure na Bíblia alguns exemplos em que Moisés apareça como mediador entre Deus e seu povo?
  3. Onde é que os profetas buscam forças para o seu testemunho de fé?
  4. Por que os Salmos são uma oração tão completa?